ANALISANDO A HISTÓRIA E A PRODUÇÃO DO CARNAVAL DE VITÓRIA NO ANO DE 2014 E 2015
UM ENFOQUE NA PRODUÇÃO E NA GESTÃO DO EVENTO
Resumo
Analisando a história e a produção do carnaval de vitória no ano de 2014 e 2015:
um enfoque na produção e na gestão do evento: O presente artigo objetivou analisar as
estratégias de produção e gestão do evento “Carnaval de Vitória” que contribuíram para a sua
projeção em nível nacional, identificando especificamente os aspectos diferenciais dessa produção e
de sua gestão estratégica. Como procedimento metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva,
cujas técnicas de investigação utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e documental, seguida de
pesquisa de campo e observação participante. Na coleta de dados em campo, foram dirigidas
entrevistas semiestruturadas às pessoas envolvidas na produção e gestão do evento, representantes
do poder público municipal e entidade representativa das escolas de samba. Contatou-se que houve
significativas mudanças na gestão e na organização do evento a partir do ano de 2014, projetando-o
assim em nível nacional, através da gestão compartilhada, do planejamento e do cronograma de
ações criadas antecipadamente, na divulgação e promoção do evento e na transmissão ao vivo para
todo o Brasil pela TV Band.
Palavras-chave: Gestão de eventos, carnaval, eventos culturais.