GESTÃO DE COMPETÊNCIAS
DESAFIOS DA ORGANIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS EM PROCESSOS DE INOVAÇÃO
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar como as competências da liderança influenciam nos resultados de produtividade e qualidade dos serviços prestados por suas equipes em uma organização de telecomunicações que inova seus processos operacionais. Como procedimento metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva, cujas técnicas de investigação foram a pesquisa bibliográfica, documental e o estudo de caso, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados, questionário com questões fechadas aplicados aos encarregados líderes das equipes de campo e entrevista com gestor de RH. Pelas análises realizadas, constatou-se que as ações de RH foram tardias no sentido de desenvolver competências necessárias aos líderes para torná-los capazes de administrar situações de mudanças nos processos de inovação tecnológica e de gestão administrativa que a empresa estudada passou, pois se pode constatar impacto negativo nos processos operacionais.
Palavras-Chave: Gestão de pessoas por competências. Competências da liderança. Influências da liderança.