LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO E NÍVEL DE SERVIÇO

UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO RAMO DE BEBIDAS

Autores

  • Patrick Xavier Pereira

Resumo

Este artigo trata do nível de serviço logístico que se refere à qualidade com que os bens e serviços são gerenciados, bem como ao resultado líquido de todos os esforços logísticos dentro de uma organização. Em suma, esse conceito se relaciona à promoção da disponibilidade do produto ou serviço, incluindo a frequência e a confiabilidade da entrega, níveis de estoque e tempo consumido no ciclo do pedido. Nesse sentido, o presente estudo aspirou medir o nível de serviço de entrega dos produtos de uma empresa de bebidas, com base na percepção dos clientes, na Grande Vitória. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa em todo o processo de logística de distribuição. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, visita in loco e dados repassados pelo gestor responsável da área de logística. A empresa está localizada em Cariacica, na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), no Espírito Santo. A pesquisa analisou desde o processamento do pedido até a entrega ao consumidor final, identificando quais os indicadores utilizados com o objetivo de medir e de compreender a percepção do cliente em relação aos serviços gerais prestados pela empresa. Como resultados, verificou-se que a maior satisfação foi a redução de reclamações por parte dos clientes, bem como o fim do retorno dos produtos oriundos da não entrega do produto ao cliente.

 

Palavras-Chave: Logística. Nível de Serviço. Distribuição.

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Publicado

22-02-2022

Edição

Seção

Artigos