EMPREENDEDORISMO E INFLUENCIADORES DIGITAIS

AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIO

Autores

  • Mirella Soares Loureiro Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Julio Cezar de Lara Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Resumo

A rede social se tornou um mecanismo viável para que os empreendedores criem produtos e serviços. Com seu crescimento, surgem os influenciadores digitais, pessoas físicas que se utilizam das redes para influenciar seus seguidores a comprar e conhecer produtos e serviços das organizações. Diante disto, esta pesquisa tem como objetivo analisar as ações estratégicas, utilizadas por influenciadores digitais, que contribuem na formalização de um Plano de Negócio. Quanto a problemática da pesquisa, questionou-se: Quais são as ações estratégicas utilizadas por influenciadores digitais que viabilizam a construção de um Plano de Negócio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, realizada por meio de uma pesquisa de campo. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas individuais com quatro influenciadoras digitais que utilizam a plataforma Instagram e possuem mais de 20 mil seguidores, residentes no município de Cáceres-MT. Os resultados indicam que as influenciadoras digitais são motivadoras de si mesmas, e trazem essa motivação para o público-alvo, bem como procuram gerar valor, sendo com conteúdo humorísticos, motivacionais, autênticos, educadores, e trabalham todos os dias em busca de novas parcerias, para entregar os seus seguidores conteúdos com qualidades. No entanto, observa-se que não há um planejamento prévio ou uma previsão formal de receita, sendo isto estipulado com base no esforço diário da busca por novas parcerias.

Palavras-chave: Empreendedorismo Digital; Redes Sociais; Instagram; Influencers.

 

Downloads

Publicado

02-12-2024

Edição

Seção

Artigos