O CORPO, A DANÇA E OS TERRITÓRIOS DA CONGADA
UM ESTUDO SOBRE A EXPRESSÃO CORPORAL COMO ATO DE RESISTÊNCIA NEGRA EM ITUIUTABA – MG
Resumo
Ituiutaba localiza-se no estado de Minas Gerais, no Pontal do Triângulo Mineiro, cidade na qual ocorre a festa de Congada desde o ano de 1951. O tema da pesquisa é a festa de Congada sob o olhar das expressões corporais como forma de resistência antirracista. O objetivo principal do nosso trabalho é compreender a dimensão corporal como forma de resistência e de identidade negra no espaço cultural, social e geográfico da festa de Congada, realizada na cidade de Ituiutaba. A metodologia do trabalho é dividida em três partes, sendo que na primeira etapa foi realizada uma revisão de literatura dos principais conceitos do trabalho, como, também, a pesquisa documental de fontes de dados. A segunda parte da metodologia consistiu na observação da festa de Congada e da cobertura fotográfica do evento, aliada a entrevistas com capitães de ternos da Congada e mais amostragem de fotografias das sedes de cada grupo. A terceira e última fase consistiu em analisar os dados obtidos por meios dos registros fotográficos e de filmagem e da junção dos dados bibliográficos, documentais e as entrevistas, de modo que, na interpretação das informações, fosse produzido o texto final. Como resultados, temos a compreensão de que a festa, apesar de manter memórias e tradições da época da escravidão e, também, do continente africano, encontra elementos de branqueamento e de apropriação cultural em suas práticas, elementos esses que vêm sendo combatidos nas novas gerações de congadeiros, os quais se propõem a questionar e a reinventar o passado.
Palavras-Chave: Cultura; Congada; Religiosidade popular.