POR QUE E COMO ESTIMULAR A MENTALIDADE EMPREENDEDORA E A CRIATIVIDADE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS?

Autores

  • Laryssa Rodrigues de Jesus UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / GECAPEP - Grupo de Pesquisas Gestão de Carreira e Planejamento Estratégico Pessoal https://orcid.org/0000-0002-5846-0101
  • Ademir Ribeiro Predes Junior Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - DCad-UFRRJ / Grupo de Pesquisas GeCaPEP - Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal (DCAd-UFRRJ) / Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro – CEDERJ https://orcid.org/0000-0001-6163-3918
  • Marcello Vinicius Doria Calvosa UFRRJ / Grupo de Pesquisas GeCaPEP / ADm.CEDERJ https://orcid.org/0000-0003-2724-9431

Resumo

Resenhas são ótimos instrumentos científicos ágeis e analíticos para produzir, socializar e compartilhar materiais de estudo instrutivos para os ambientes acadêmicos e profissionais, destacando pontos principais de uma obra, economizando recursos de seus leitores. Uma resenha acadêmica e crítica visa interpretar uma publicação científica com o objetivo de gerar discussões, insights, ponderações ou uma decisão de leitura (Calvosa, 2022). Assim, uma resenha poderá apresentar uma obra para o público, para esse decidir se a quer consumir ou não. Outro objetivo de uma resenha é mostrar pontos de vista ou aplicabilidades que o leitor, em sua primeira leitura, não fora capaz de compreender. É uma contribuição do entendimento do impacto que a obra causou ao resenhista. Uma resenha bem escrita busca alcançar um perfil de imparcialidade e de neutralidade (Calvosa, 2021; 2020). No atual objeto de estudo, a obra resenhada foi o artigo científico: Light Bulb Moments: where do student entrepreneurs get their ideas, dos autores Stern Neill e Mark Bieraugel, publicado no renomado periódico científico internacional Journal of Marketing Education.

Palavras-chave: Marketing Empreendedor, Ideação-ambiente, Criatividade.

Biografia do Autor

Laryssa Rodrigues de Jesus , UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / GECAPEP - Grupo de Pesquisas Gestão de Carreira e Planejamento Estratégico Pessoal

Bacharel em Administração - UFRRJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas GeCaPEP. Analista na Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - SPDM

Ademir Ribeiro Predes Junior, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - DCad-UFRRJ / Grupo de Pesquisas GeCaPEP - Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal (DCAd-UFRRJ) / Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro – CEDERJ

Mestre em Gestão e Estratégia - PPGE / UFRRJ. Pesquisador do Grupo de Pesquisas GeCaPEP. Servidor Técnico-Administrativo - UFRRJ. Tutor EaD do curso Adm.CEDERJ / UFRRJ.

Marcello Vinicius Doria Calvosa, UFRRJ / Grupo de Pesquisas GeCaPEP / ADm.CEDERJ

Formado em Administração de Empresas - UFRRJ (2002) e em Administração Pública - UFRRJ (2003). Especialista (MBA) em Auditoria Fiscal - CEFET-RJ (2005) e em Docência do Ensino Superior - UFRRJ (2006). Pós-graduado em Planejamento Estratégico - FEA/USP (2008) e em Modelos Estatísticos Multivariados - FEA/USP (2009). Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios - PPGEN/UFRRJ (2006). Doutor em Administração - FEA/USP (2011), com foco em Comportamento e Desenvolvimento Humano; Tomada de Decisão com base em Axiologia; Desenvolvimento e Gestão de Carreira. Atuou no segundo setor, em empresas competitivas, como consultor, gerente, diretor, administrador de empresas (responsável técnico) e palestrante, ao longo de quinze anos. Atualmente é Professor Associado no curso de Administração de Empresas (2003-atual) e Coordenador de Projetos e de Extensão do DCAd (2018-atual) na UFRRJ. Atua como coordenador de área de ensino a distância no curso de Administração pelo CEDERJ e UAB (2007-atual), nas áreas Gerenciamento Comercial, Liderança Empresarial e Administração Geral. É Executive Coach e Life Coach licenciado pelo Integrate Coaching Institute - ICI (2012). Possui experiência em Educação Executiva (cursos in company e abertos), com atuação nas principais escolas de negócios do país, desde 2006. Pesquisador federal registrado no CNPQ, no qual assume a posição de líder do Grupo de Pesquisas GeCaPEP - Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7765312712894655) - DCAd - UFRRJ (2006-atual). Pesquisador do Grupo de Pesquisas Empreendedorismo e Planejamento Estratégico - FEA / USP (2008-atual). Coordenador do Programa de Extensão DEGECAR - Núcleo de Desenvolvimento e Gestão de Carreiras da UFRRJ (2018-atual), que possui diversas ações de extensão, entre projetos, eventos, laboratório de estudos aplicados, apoio a publicações técnicas e acadêmicas, em associação com diversos colaboradores da UFRRJ, de outras instituições de ensino superior e do Mercado de Trabalho.

Downloads

Publicado

02-12-2024

Edição

Seção

Artigos