PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS NOS CURRÍCULOS PRATICADOSPENSADOS NOS COTIDIANOS ESCOLARES
Resumo
O presente estudo apresenta o debate em torno da política educacional atual e de todo aparato de ataque e perseguições à escola e aos professores advindos das ações consevadoras por parte de governantes e de uma parte da população. Objetiva verificar qual a influência do atual período nos currículos praticadospensados nos/dos/com os cotidianos escolares e quais tem sido as práticas emancipatórias nesse/desse ambiente. Desta forma, busca também, compreender como são estabelecidas as práticas emancipatórias nos cotidianos escolares diante das práticas politicopedagógicas que expressam uma proliferação de propostas centralizadoras e homogeneizadoras de currículos numa crescente tentativa de padronização autoritária e de desqualificação dos profissionais da educação e de seus conhecimentos. A pesquisa foi pautada a partir dos estudos com os cotidianos e o caminho percorrido para a coleta de dados se deu por meio das rodas de conversação. Com os estudantes, usamos como disparador dos debates curta metragem e, assim também com os professores e a pedagoga, utilizamos perguntas que pudessem orientar o caminho da pesquisa, sem impor, sem o rigor de questionário. O estudo aponta, por meio das rodas de conversa, que é preciso enxergar a escola como espaço democrático, pois, no cenário atual das políticas públicas o que se percebe é um retrocesso nas/das práticas emancipatórias devido ao clima repressor que tem abarcado os cotidianos escolares. Portanto, aposta na vida em sua multiplicidade para movimentar e re-inventar os cotidianos escolares.
Palavras-chave: Práticas Emancipatórias. Currículos. Cotidianos Escolares.