O PAPEL DA INTERNET DAS COISAS (IoT) NA RELAÇÃO ENTRE A RELAÇÃO CLIENTE-FORNECEDOR E O DESEMPENHO OPERACIONAL DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E EMPRESA

Autores

  • Eduardo Verri

Resumo

O presente estudo averiguou o papel da internet das coisas influenciando na relação cliente-fornecedor e desempenho da cadeia de suprimentos e da empresa nela inserida em indústrias e fornecedores localizadas na região da grande São Paulo. Os dados trabalhados via análise de conteúdo foram coletados em entrevistas de gestores de alto escalão, o que resultou no papel moderador da internet das coisas na relação cliente-fornecedor e desempenho da cadeia e empresa. O que traz a importância dos dispositivos inteligentes no monitoramento de fornecedores juntamente com a garantia da qualidade de entrega, impactando no desempenho tanto da cadeia quanto da empresa.

 

Palavras-chave: Internet das coisas. Teoria dos Custos de Transação. Relação cliente-fornecedor. Desempenho operacional da cadeia de suprimentos. Desempenho operacional da empresa.

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Publicado

18-02-2022

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Artigos