ANÁLISE DE INTERAÇÕES NO FACEBOOK SOBRE ASSÉDIO MORAL NO SERVIÇO PÚBLICO

Autores

  • Kauane Gonçalves da Mata
  • Paula Fernandes Furbino Bretas

Resumo

Neste artigo, o objetivo foi analisar a interação de usuários de redes sociais, sendo eles seguidores de uma página e membros de dois grupos do Facebook, associadas ao tema Assédio Moral no Serviço Público. Para cumprimento do objetivo proposto, foi realizada pesquisa exploratória, por meio da netnografia no Facebook, observando-se elementos como temas e formatos mais postados e reagidos e reações (comentários, curtidas e compartilhamentos). Como principais achados de pesquisa, tem-se que os temas mais postados e reagidos nos objetos de pesquisa são: práticas de assédio e relacionamentos no trabalho. E os formatos mais postados e reagidos são: notícia/matéria e cartaz online. Por fim, chegou-se à conclusão de que os usuários da rede não fazem muitas postagens pessoais e nem comentários a respeito do assunto mas, apesar disso, curtem e compartilham informações sobre o tema. Dessa forma, obtém mais conhecimento e transmitem mais informações sobre a temática por meio de postagens que se caracterizam mais pela busca da informação do que pela expressão de sentimentos, opiniões, dúvidas e experiências.

 

Palavras-chave: Assédio Moral. Serviço Público. Netnografia. Facebook

Downloads

Publicado

18-02-2022

Edição

Seção

Artigos