CONSUMO E PRECONCEITO

A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR SOBRE PRODUTOS FABRICADOS POR PRESOS

Autores

  • Sátina Priscila Marcondes Pimenta Mello
  • Carolina Tetzner

Resumo

O processo de aquisição de um produto é individual, onde o consumidor a partir do contato com fatores internos (psique) e externos (social) produzirá seus valores de consumo e sua percepção sobre os atributos do produto. O preconceito também é um processo individual, dinâmico, social e construtor de valores e percepções, assim sendo é possível que o preconceito com o sujeito fabricante influencie então na aquisição do produto. Este trabalho relaciona preconceito à decisão de consumo e tem por objetivo verificar se constituição de valores de consumo e a percepção sobre os atributos do produto, assim como se a intenção de compra modifica-se a partir do conhecimento de que o sujeito produtor é um preso. Adotou-se metodologia experimental de caráter casual com aplicação de questionário formulado a partir de uma escala multidimensional e pela adaptação da Escala de Racismo Moderno. Os resultados apontam que nao há correlação entre o preconceito e a intenção de compra do consumidor, assim como não foram visualizadas relevantes mudanças nos construtos de valor de consumo e de percepção dos atributos do produto.

Palavras chaves: Consumo, preconceito, valores, percepção sobre os atributos do produto.

Downloads

Publicado

18-02-2022

Edição

Seção

Artigos