O MAPA DO TURISMO BRASILEIRO E A CARACTERIZAÇÃO DE MUNICÍPIOS ALAGOANOS CLASSIFICADOS COMO “A” e “D”

Autores

  • Carlos Everaldo Silva da Costa UFAL/ Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) https://orcid.org/0000-0003-4902-6466
  • Sthephanie Santos Izaquiel Universidade Federal de Alagoas / Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Ana Paula Lima Marques Fernandes
  • Érica Xavier de Souza

Resumo

O turismo significa o deslocamento de uma ou mais pessoas do(s) seu(s) local(is) de origem, por tempo determinado, com diferentes propósitos, seja doméstico (no país de origem) ou internacional (para fora do país), em diversas categorias (lazer, cultural, aventura, gastronômico, negócios, religioso), voltado às experiências e baseado na oferta de serviços e/ou produtos. Tudo isso pode ser estimulado pela relação entre Estado (com políticas públicas) e Mercado (que usufruem dessas políticas comercialmente) que, por conseguinte, legitimam determinados espaços turísticos. Desse modo, como um recorte nacional sobre o ambiente do turismo, o objetivo do estudo é interpretar, na perspectiva da infraestrutura e dos atrativos turísticos, municípios alagoanos classificados como “A” e “D”, tendo como parâmetro oficial o Mapa do Turismo. A perspectiva teórica é baseada nos temas turísticos: atrativos e infraestrutura. O delineamento metodológico caracteriza o estudo como de abordagem qualitativa e de paradigma subjetivista, cujos dados coletados - todos secundários - foram de sites e portais oficiais que abordam sobre turismo em Alagoas e o seu recorte foi vinculado a municípios classificados no Mapa do Turismo que, oficialmente, possui uma escala que vai de “A” (infraestrutura do turismo mais bem classificada) à “E” (menor grau de qualificação). Para interpretar tal classificação, foram selecionados um “A” (Maceió) – onde há poucos neste estrato – e outro “D” (Paripueira) – em que estão inseridos grande parte dos municípios alagoanos. Os resultados indicam que, entre atrativos e infraestrutura, este é o fator que mais motiva as diferenças entre ser “A” ou “D”.

Palavras-chave: mapa do turismo; infraestrutura turística; Alagoas.

Biografia do Autor

Sthephanie Santos Izaquiel, Universidade Federal de Alagoas / Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Graduação em Administração pela UFAL/ FEAC

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Publicado

02-07-2024

Edição

Seção

Artigos