A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS
UM ESTUDO EM UMA MICROEMPRESA DE FAST-FOOD
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a relevância da gestão de mídias sociais para gestores de Micro e Pequenas Empresas (MPEs), abordando, neste caso, uma microempresa de fast food da região metropolitana da Grande Vitória – ES. Para trabalhar o tema proposto foram abordados aspectos teóricos relevantes a esta pesquisa, a exemplo das conceituações de marketing, marketing digital, estratégias em redes sociais e gestão de micro e pequenas empresas do setor alimentício. Estas informações foram levantadas por meio de livros, revistas, artigos e sites especializados na temática. A metodologia aplicada foi o estudo de caso e foram realizadas entrevistas com os gestores, de modo que a natureza do estudo é qualitativa. Os resultados demonstram que as mídias sociais são consideradas influentes em vários setores do negócio, seja no auxílio ao processo de delivery, vendas através de aplicativos, compras de mercadorias e equipamentos, divulgação da marca e relacionamento com o cliente. Os gestores avaliam que as mídias sociais são essenciais para manter-se no mercado atual, que é altamente competitivo.
Palavras-chave: Mídias Sociais; Micro e Pequenas Empresas; Marketing digital; Gestão de mídias; Fast Food.