A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS

UM ESTUDO EM UMA MICROEMPRESA DE FAST-FOOD

Autores

  • Vitor Correa da Silva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Fernanda Abou Mourad Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Iuri Moreira Santos
  • Annor da Silva Junior Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Simone Luiza Fiorio Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a relevância da gestão de mídias sociais para gestores de Micro e Pequenas Empresas (MPEs), abordando, neste caso, uma microempresa de fast food da região metropolitana da Grande Vitória – ES. Para trabalhar o tema proposto foram abordados aspectos teóricos relevantes a esta pesquisa, a exemplo das conceituações de marketing, marketing digital, estratégias em redes sociais e gestão de micro e pequenas empresas do setor alimentício. Estas informações foram levantadas por meio de livros, revistas, artigos e sites especializados na temática. A metodologia aplicada foi o estudo de caso e foram realizadas entrevistas com os gestores, de modo que a natureza do estudo é qualitativa. Os resultados demonstram que as mídias sociais são consideradas influentes em vários setores do negócio, seja no auxílio ao processo de delivery, vendas através de aplicativos, compras de mercadorias e equipamentos, divulgação da marca e relacionamento com o cliente. Os gestores avaliam que as mídias sociais são essenciais para manter-se no mercado atual, que é altamente competitivo.

Palavras-chave: Mídias Sociais; Micro e Pequenas Empresas; Marketing digital; Gestão de mídias; Fast Food.

Biografia do Autor

Vitor Correa da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Administração (UFES). Professor da Graduação e da Pós-Graduação em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Fernanda Abou Mourad Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Ciências Contábeis (UFES).

Iuri Moreira Santos

Graduado em Ciências Contábeis (UFES).

Annor da Silva Junior, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Administração (UFMG). Professor da Graduação e da Pós-Graduação em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Simone Luiza Fiorio, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestra em Ciências Contábeis (FUCAPE). Professora da Graduação em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado

02-07-2024

Edição

Seção

Artigos