EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO EXÉRCITO BRASILEIRO
PERFIL DAS RECENTES INICIATIVAS
Resumo
Objetivo – Este estudo investiga o perfil das recentes inciativas de educação financeira no Exército, a contar do Programa de Educação Financeira, em 2007. Metodologia – Abordagem majoritariamente quantitativa, com o uso da bibliometria. Coleta de dados pelo acesso à biblioteca digital da instituição e o Google Acadêmico. Descobertas – As pesquisas sobre o assunto no Exército são recorrentes desde 2015, com o ápice em 2019. Além dos trabalhos defendidos na Força, há publicações em instituições civis que abordam a educação financeira nos quartéis. Limitações da pesquisa – Para ser mais abrangente, a pesquisa poderia abordar as demais forças coirmãs, como a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira, a fim de se obter um panorama geral das três Forças Armadas. Implicações práticas – Os resultados possuem validade interna, todavia podem ser adaptados a outros órgãos do serviço público que se interessem pela educação financeira, sobretudo por mencionar assuntos como as finanças pessoais, planejamento financeiro e as aplicações financeiras (investimentos). Originalidade/ valor – O estudo contribui com o estudo da educação financeira no Exército Brasileiro, especialmente por incluir a bibliometria na mensuração dos trabalhos, ao mencionar trabalhos desenvolvidos interna e externamente à instituição.
Palavras-chave: educação financeira; finanças pessoais; planejamento financeiro; Exército Brasileiro; bibliometria.