ANÁLISE DAS INTENÇÕES RELACIONADAS AO WHISTLEBLOWING EM UMA SUPERINTENDÊNCIA MINISTERIAL

Autores

Resumo

A corrupção é um fenômeno social, político e econômico complexo que afeta o desenvolvimento de países ao redor do mundo. Umas das formas de combater a corrupção é por meio de programas de denúncia de irregularidades (whistleblowing) cometidas dentro das organizações sejam elas públicas ou privadas. O objetivo geral desta pesquisa foi examinar se as intenções de denúncia de irregularidades no contexto de uma superintendência ministerial são influenciadas pelos mecanismos regulador, mimético e normativo da Teoria Institucional. Para alcançar esse objetivo, foi traduzida e aplicada uma escala desenvolvida por Pillay, Reddy e Morgan (2017). Dos resultados alcançados, observa-se que os mecanismos que mais influenciaram as intenções das denúncias na Superintendência foram o regulatório (possíveis retaliações, atenção da mídia, justiça social) e o normativo (senso de moralidade violada, percepção de recompensa, aderência à política organizacional). Discute-se também implicações para a prática a partir dos achados da pesquisa.

Biografia do Autor

Rosinelle Barbosa de Oliveira, Instituto Federal de Brasília

Especialista em Gestão Pública (MBA) pela Escola Nacional de Administração Pública. Tecnóloga em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Brasília.

Marcos Moura-Paula, Instituto Federal de Brasília

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor de Gestão no Instituto Federal de Brasília, Campus Brasília.

Downloads

Publicado

13-12-2023

Edição

Seção

Artigos