A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NA BUSCA DE RESULTADOS ORGANIZACIONAIS EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19

UMA ANÁLISE NO SETOR DE CALL CENTER

Autores

  • Yvethlane Alves de Faria
  • Fernanda Paes Arantes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Resumo

A pandemia do Covid-19 trouxe uma série de desafios para as organizações exigindo mudanças profundas na maneira como o trabalho é feito. Com a necessidade de trabalhar de casa, foi preciso rever a forma de se relacionar dentro das empresas e os líderes se tornaram ainda mais importantes para lidar com a distância física. Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo analisar a influência da liderança para alcançar resultados organizacionais durante a pandemia de Covid-19 no setor de call center. Para atingir este objetivo, buscou-se analisar como a pandemia afetou as relações de trabalho no setor. A mudança do regime de trabalho para o formato em home-office, a princípio, não trouxe grandes impactos para os trabalhadores do setor, pois o constante uso da tecnologia em suas atividades parece ter contribuído para a rápida adaptação nesse aspecto. No entanto, o distanciamento físico gerou barreiras em relação à comunicação e relacionamento com os líderes, para os quais foi preciso encontrar alternativas para manter os resultados. A presença constante dos líderes foi essencial para manter as equipes ativas e motivadas, sem perder o foco nos objetivos inicialmente traçados. Para tanto, foi preciso ajustar a maneira de se comunicar, tanto na forma quanto nos meios utilizados. Para manter a comunicação a distância foi preciso usar plataformas de comunicação virtual mantendo o fluxo de informações relevantes e necessárias para a realização das atividades e a motivação das equipes. Com isso, ressalta-se a importância da liderança na manutenção da motivação das equipes e entrega dos resultados.

Downloads

Publicado

22-06-2023

Edição

Seção

Artigos