FILMES COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS EM ADMINISTRAÇÃO

REVISÃO DE ESCOPO

Autores

Resumo

As atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Administração enfatizam que o processo de ensino-aprendizagem deve, para além do desenvolvimento de competências, assegurar a motivação, percepção de propósito dos conteúdos abordados e buscar contextos didáticos-pedagógicos em que o estudante se sinta capaz ao aprendizado – aspectos passíveis de ocorrência em que são empregados recursos audiovisuais, a exemplo de filmes -. Não obstante, estes processos de ensino-aprendizagem devem considerar o conjunto de evidências disponíveis, por sua vez passíveis de determinação através de métodos sistemáticos de levantamento bibliográfico. O presente estudo buscou, na forma de uma revisão de escopo, sumarizar estudos nacionais de natureza teórica e ou empírica que empregaram filmes como estratégia complementar de ensino-aprendizagem em Administração. As buscas foram realizadas ao mês de dezembro de 2022 empregando-se seis estratégias distintas em três bancos de dados. Após determinação da Amostra Final, características relacionadas (1) ao filme; (2) aos objetivos; (3) ao público-alvo e; (4) aos métodos de avaliação empregados foram extraídas utilizando-se ficha de avaliação elaborada pelos autores. Seis manuscritos, oito filmes e um episódio de uma série foram utilizados em contextos de ensino envolvendo conceitos relacionados à Cultura Organizacional, Gestão de Crises, Comportamento Organizacional, Recursos Humanos, Teoria das Organizações, Estudos Observacionais e Psicologia Aplicada à Administração. A potencialidade do emprego deste tipo de recurso audiovisual no processo de ensino-aprendizagem vicária em Administração, orienta e ratifica a necessidade de condução de novos estudos (empíricos e de revisão), de modo a assegurar o fomento de (re)discussões envolvendo a formação de administradores brasileiros.

Biografia do Autor

Augusto Santana Palma Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina-PE. Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela UNIVASF. Especialização em Saúde Pública e em Neuropsicopedagogia pela Faculdade de Educação Superior de Pernambuco (FACESP). Pós-graduando (especialização) em Metodologias Ativas pela UNIVASF. Atualmente atua como fiscal sanitário pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina-PE.

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Publicado

22-06-2023

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Seção

Artigos