FILMES COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS EM ADMINISTRAÇÃO
REVISÃO DE ESCOPO
Resumo
As atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Administração enfatizam que o processo de ensino-aprendizagem deve, para além do desenvolvimento de competências, assegurar a motivação, percepção de propósito dos conteúdos abordados e buscar contextos didáticos-pedagógicos em que o estudante se sinta capaz ao aprendizado – aspectos passíveis de ocorrência em que são empregados recursos audiovisuais, a exemplo de filmes -. Não obstante, estes processos de ensino-aprendizagem devem considerar o conjunto de evidências disponíveis, por sua vez passíveis de determinação através de métodos sistemáticos de levantamento bibliográfico. O presente estudo buscou, na forma de uma revisão de escopo, sumarizar estudos nacionais de natureza teórica e ou empírica que empregaram filmes como estratégia complementar de ensino-aprendizagem em Administração. As buscas foram realizadas ao mês de dezembro de 2022 empregando-se seis estratégias distintas em três bancos de dados. Após determinação da Amostra Final, características relacionadas (1) ao filme; (2) aos objetivos; (3) ao público-alvo e; (4) aos métodos de avaliação empregados foram extraídas utilizando-se ficha de avaliação elaborada pelos autores. Seis manuscritos, oito filmes e um episódio de uma série foram utilizados em contextos de ensino envolvendo conceitos relacionados à Cultura Organizacional, Gestão de Crises, Comportamento Organizacional, Recursos Humanos, Teoria das Organizações, Estudos Observacionais e Psicologia Aplicada à Administração. A potencialidade do emprego deste tipo de recurso audiovisual no processo de ensino-aprendizagem vicária em Administração, orienta e ratifica a necessidade de condução de novos estudos (empíricos e de revisão), de modo a assegurar o fomento de (re)discussões envolvendo a formação de administradores brasileiros.