INFLUÊNCIAS DA EFEMERIDADE DAS COMUNICAÇÕES NAS MÍDIAS SOCIAIS NO PROCESSO DE POSICIONAMENTO DE MARCA

Autores

  • Amanda Huga Magrini
  • Raquel Hadler

Resumo

Este trabalho teve o intuito de analisar e responder a respeito das influências da efemeridade das
comunicações nas mídias sociais no processo de posicionamento de marca. Para tanto, os objetivos
específicos selecionados tiveram como propósito identificar a relevância da comunicação no
ambiente digital para as marcas, investigar os impactos da efemeridade das comunicações no
processo de construção do posicionamento de marca e analisar se o posicionamento real está de
acordo com o posicionamento pretendido pelas marcas. A fim de alcançar os objetivos, foi realizado
um estudo bibliográfico exploratório sobre efemeridade, comunicação e mídias sociais na construção
do posicionamento de marca e os elementos essenciais para este processo. Em seguida, a partir
desse estudo, foi possível estruturar e realizar uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa,
com entrevistas em profundidade e por conveniência para levantamento de dados. Os participantes
da pesquisa foram oito jovens entre 19 e 29 anos, que compõem a faixa etária que mais utiliza as
mídias sociais segundo dados expostos no referencial teórico. Os resultados obtidos nas entrevistas
mostraram que, apesar da velocidade vivenciada na sociedade e nas mídias e a quantidade de
informações veiculadas, ainda é possível construir um bom posicionamento de marca e
relacionamento com seus consumidores.
Palavras-chave: Efemeridade; Comunicação; Mídias Sociais; Posicionamento de marca.

Downloads

Publicado

08-12-2022

Edição

Seção

Artigos