LINGUAGENS JUVENIS CONTEMPORÂNEAS

A CONSTRUÇÃO DE DISCURSOS MIDIÁTICOS EM REDES SOCIAIS DIGITAIS

Autores

  • Ângelo Bortolon de Alvarenga

Resumo

Este artigo procurará discorrer sobre as diferentes linguagens adotadas por jovens e adolescentes,
sobretudo da periferia das grandes cidades, para a expressão de um desejo de visibilidade, tendo em
manifestações cotidianas publicizadas em vídeo caseiros parodiando situações corriqueiras, tutoriais
e páginas de “rolezinhos” no Facebook, territórios de uma formação discursiva própria, por meio da
qual é dada a comunicação entre estes atores sociais. As manifestações midiatizadas produzidas por
estes jovens por meio de smartphones são permeadas por linguagens verbais e não verbais, sonoras
e visuais, marcadas por gírias, vestuários, gestos, fotos, vídeos e comportamentos, elementos pelos
quais também se darão a comunicação entre as juventudes. A pesquisa configura-se como
exploratória, de abordagem qualitativa, tendo como métodos de coleta de dados a observação dos
sujeitos por meio do Facebook, além de pesquisa de campo. Por meio de características especificas,
como o uso de uma escrita contemporânea com abreviações de palavras adaptadas ao frequente uso
dos celulares, estes, que permitem novas formações textuais, com a utilização de emoticons, além de
novas grafias rapidamente digitadas exigidas pela alta velocidade de emissão e resposta que são
acometidos jovens sujeitos midiatizados, aliado a (auto) imagens pulsantes na rede, surge uma
espécie de linguagem híbrida proveniente duma sociabilidade da Web, correspondente a um
imperativo de visibilidade a ser respondido e a um sentido de pertencimento destes jovens e
adolescentes em questão, envoltos numa contemporânea dinâmica de publicização de suas vidas.
Palavras-chave: juventude; linguagem; visibilidade.

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Publicado

06-07-2022

Edição

Seção

Artigos