COMPLEXIDADE E INCERTEZA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: POTENCIAIS CENÁRIOS PARA OS PROCESSOS EDUCACIONAIS

Autores

  • André Ricardo Magalhães1

Resumo

Este trabalho discute o caráter anárquico e complexo das TIC, tecnologias da informação e comunicação, e seu impactos nos processos educacionais. Realiza uma leitura sobre os teóricos que tratam da complexidade, caos e incerteza, desde o
ponto de vista matemático até as concepções sócio-antropológicas destes conceitos. Em seguida é feito uma descrição da sociedade contemporânea, pontuando a mesma na dimensão de sistemas complexos, evidenciando o caráter dinâmico e
flexível da mesma e associando a teorias do caos e complexidade. Por último, o trabalho discute como as TIC, podem com seu caráter anárquico potencializar ainda mais as relações complexas existentes no cenário educacional. Assim, de maneira
objetiva e clara, o presente texto objetiva trazer ao leitor subsídios para compreender de maneira inequívoca este caráter complexo da sociedade contemporânea, a indissociabilidade entre a tecnologia e a complexidade e a dinâmica complexa dos sistemas sociais e educacionais. Os resultados apresentados servem de arcabouço teórico para a compreensão destes fenômenos
complexos e suas interferências no cotidiano educacional. 

Downloads

Publicado

2022-02-16

Como Citar

André Ricardo Magalhães1. (2022). COMPLEXIDADE E INCERTEZA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: POTENCIAIS CENÁRIOS PARA OS PROCESSOS EDUCACIONAIS. Revista Ciência (In) Cena, 1(2). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/cienciaincenabahia/article/view/286