A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NA GESTÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SANEAMENTO: OS GESTORES E A SOCIEDADE CIVIL DIALOGAM?
Resumo
Este trabalho resulta de uma pesquisa sobre “Tecnologias de Gestão no Combate à Pobreza e as Desigualdades Sociais: desafios da sociedade e dos serviços públicos na Bahia” que tem como finalidade avaliar em que medida as tecnologias de gestão utilizadas por municípios baianos contribuem para a participação cidadã na prestação dos serviços de educação, saúde e saneamento. Para efeito de elaboração deste artigo foi efetuado um recorte, considerando-se apenas os serviços de saneamento, no confronto do discurso dos gestores, no que diz respeito às suas práticas de gestão e a percepção da população, representada
pelas associações comunitárias mais atuantes na defesa dos interesses dos usuários dos serviços. A análise da relação dos órgãos gestores com as associações comunitárias tem como objetivo verificar se os mecanismos de gestão utilizados tendem a propiciar ou impedir a participação da população na gestão de saneamento em municípios baianos, com vistas a sugerir medidas que avancem na questão do controle social preconizado na Lei n. 11.445/07.