AVALIAÇÃO DA ADEQUAÇÃO DE UMA REFEIÇÃO EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN) AOS PARÂMETROS NUTRICIONAIS DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR (PAT)

Autores

  • Daniele Azevedo, Grazielle Silva, Thamires Campos

Resumo

Uma alimentação adequada em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é essencial para a promoção da saúde do trabalhador e está associada ao aumento da produtividade e redução dos riscos de acidentes de trabalho. O objetivo desse estudo é apurar se as recomendações diárias de calorias, macronutrientes e NdPCal% de uma refeição oferecida por uma UAN estão de acordo com o PAT, avaliando essa adequação através do cardápio realizado. Para a análise da adequação com o PAT, foi necessário calcular a quantidade média de alimentos, em kg ingeridos pelos trabalhadores no horário do almoço, para posterior cálculo do valor calórico, de macronutrientes e NdPCal% das preparações. Foi utilizado o cardápio de cinco dias, segunda à sexta feira, para o cálculo do valor nutricional, considerando as diferentes opções que pudessem ser escolhidas pelos trabalhadores. Pode-se observar que as variações de carboidratos da semana analisada estiveram abaixo do recomendado, as de proteínas e NdPCal% estiveram acima do valor preconizado pelo PAT, no entanto, não foi observado inadequação na oferta de lipídios. Nos poucos dias analisados, o presente estudo demonstrou que os objetivos do PAT não estão sendo alcançados, pois os trabalhadores não têm consciência de uma alimentação saudável tanto de forma qualitativa quanto de forma quantitativa, ao realizar suas escolhas.

Downloads

Publicado

2022-01-11

Como Citar

Daniele Azevedo, Grazielle Silva, Thamires Campos. (2022). AVALIAÇÃO DA ADEQUAÇÃO DE UMA REFEIÇÃO EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN) AOS PARÂMETROS NUTRICIONAIS DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR (PAT). Revista Ciência (In) Cena, 2(8). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/cienciaincenabahia/article/view/136

Edição

Seção

Artigos