A relações étnico-raciais na Educação Infantil: uma análise da proposta pedagógica escolar

Autores

  • Helen Tatiana Dos Santos Lima Centro Universitário Estácio de Brasília
  • Stella Sousa Ripardo Pereira Centro Universitário Estácio de Brasília

Palavras-chave:

Afrodescendência, Currículo, Igualdade racial, Proposta pedagógica

Resumo

A realidade atual instiga grandes discussões e propõe políticas públicas ligadas às questões étnicas e raciais, de modo que busquem oportunizar a igualdade nas diferentes esferas sociais. No entanto, apesar de estabelecerem essas políticas, nem sempre a escola, por seus discursos e práticas, propicia essa reflexão. Desse modo, esta pesquisa se edificou com o objetivo de analisar como a questão étnico-racial está contemplada na proposta pedagógica de uma escola de educação infantil de orientação religiosa. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica da análise de conteúdo, onde compreendeu-se que em cada documento analisado, tanto a Proposta Pedagógica da escola investigada como o Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, propõem a reflexão da temática em questão, sobre a diversidade étnico-racial, se mostrando sensível em oferecer uma educação para as relações raciais com o intuito de equalizar as diferenças e seguindo as normativas atuais que abordam o tema. Tratar o tema na Educação Infantil se torna essencial, considerando que, nesta fase, a formação de valores e condutas sociais estão em franco desenvolvimento, de forma que uma intervenção pedagógica eficaz pode contribuir para a promoção da formação de um sujeito mais sensível e respeitoso diante da diversidade humana.

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Publicado

30-07-2019

Como Citar

Lima, H. T. D. S. ., & Pereira , S. S. R. . (2019). A relações étnico-raciais na Educação Infantil: uma análise da proposta pedagógica escolar. Revista Expressão Da Estácio, 1(1), 21–35. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/REDE/article/view/78