Saúde Coletiva no ensino superior de Farmácia: a relevância da prática

Autores

  • João Rafael Ferraz Faculdade Estácio de Carapicuíba – ESTÁCIO CARAPICUÍBA

Palavras-chave:

Farmacêutico, Grade curricular, Graduação em Farmácia

Resumo

As Diretrizes Curriculares de 2002 estabeleceram um novo currículo para o ensino farmacêutico na tentativa de aproximar a formação do profissional das exigências do novo modelo de atenção instituído com o Sistema Único de Saúde, principalmente quanto a prática do profissional no âmbito da saúde coletiva. Sendo assim, é de extrema importância o conhecimento obtido na graduação na disciplina de saúde coletiva, já que o papel do profissional farmacêutico dentro de suas inúmeras possibilidades denota a cada dia a sua inclusão efetiva, participativa e essencial para o funcionamento adequado do Sistema Único de Saúde. No presente trabalho objetivou-se analisar a contribuição da disciplina de Saúde Coletiva na graduação do curso de Farmácia nas Instituições de Ensino Superior. O estudo foi desenvolvido sob a perspectiva da contribuição do profissional farmacêutico no âmbito da saúde coletiva com ênfase na sua formação acadêmica. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a construção da identidade profissional do farmacêutico na graduação e sua inserção no Sistema Único de Saúde, devido principalmente às novas resoluções do Conselho Regional de Farmácia. A realidade da profissão farmacêutica reflete a falta do conhecimento do profissional e a fragmentação da atividade da assistência ainda caracterizadas no cenário do Sistema. Neste sentido, o profissional farmacêutico passa por uma fase de ruptura do paradigma tecnicista para a construção de sua identidade como profissional da saúde e o presente demonstra que na disciplina de saúde coletiva o graduando do curso de farmácia deve ser inserido na realidade do profissional farmacêutico, levando a uma visão crítica da problemática de saúde no Brasil com aspectos da ciência epidemiológica. Assim, é possível fornecer instrumentos para avaliar o uso de medicamentos pela população e os mecanismos de consumo que determinam a frequência das exposições, assim como estudar a lógica do ensaio clínico e da farmacovigilância contrapondo-as com a da promoção comercial.

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Publicado

30-07-2021

Como Citar

Ferraz, J. R. . (2021). Saúde Coletiva no ensino superior de Farmácia: a relevância da prática. Revista Expressão Da Estácio, 5(1), 134–145. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/REDE/article/view/40