A inclusão de crianças autistas nas aulas de Educação Física escolar

Autores

  • Hare Lis Amaral Barbosa Dias Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Solange de Oliveira Freitas Borragine Faculdade Estácio de Carapicuíba – ESTÁCIO CARAPICUÍBA

Palavras-chave:

autismo, educação física escolar, professor de educação física, inclusão

Resumo

O autismo é caracterizado por uma desordem cerebral que impacta no desenvolvimento do indivíduo, podendo interferir na forma como esse percebe o mundo e nas suas interações, ocasionando desafios sociais, comportamentais e de comunicação (verbal ou não). Devido a variedade de sintomas e sua complexidade, esta condição é agora denominada “Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, podendo ser classificada em três graus: leve, moderado e severo. Este estudo teve por objetivo compreender as dificuldades encontradas pelo professor de Educação Física ao incluir um aluno TEA em suas aulas e buscou informações quanto às alterações em termos de socialização, resultantes do autismo, assim como sobre o papel da educação física nesse cenário e os meios para uma prática inclusiva em suas aulas.  O estudo mostra que existem grandes dificuldades para tal inclusão, no entanto esta é possível. Isolar o aluno TEA não o ajuda e nem facilita a atividade do profissional, muito pelo contrário, essas atitudes não só prejudicam o aluno, mas também não agregam na carreira do profissional de educação física, pois este pode novamente se deparar com situações similares. A inclusão é importante e necessária, podendo contribuir positivamente na vida do aluno, dos que o cercam e do professor de Educação Física, que se sentirá cada vez mais seguro em sua atuação e intervenção.

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Publicado

16-07-2020

Como Citar

Dias, H. L. A. B. ., & Borragine, S. de O. F. . (2020). A inclusão de crianças autistas nas aulas de Educação Física escolar. Revista Expressão Da Estácio, 3(1), 1–12. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/REDE/article/view/342