A interdisciplinaridade na confluência da política de assistência social e educação enquanto efetivação dos direitos sociais das pessoas trans nas escolas públicas

Autores

  • Robson Silva Santos Centro Universitário Estácio de São Paulo e Universidade Federal do ABC

Palavras-chave:

Identidade de gênero, Transexualidade, Travestis, Homens e mulheres trans, Assistência social, Escolas públicas

Resumo

Neste artigo é proposta uma reflexão acerca da interdisciplinaridade, no exercício da produção de conhecimento, acerca das Políticas Públicas da Assistência Social e Educação. O objetivo é discutir de que forma a interdisciplinaridade pode auxiliar no enfrentamento das desigualdades sociais, vivenciadas pelas pessoas trans. Os estudos contemporâneos sobre a realidade da plasticidade e corporalidade dos corpos das identidades trans, frente a permanente construção social do conceito de gênero em um mundo de constante mudança, necessita do olhar interdisciplinar. O conceito de gênero permeia e organiza a vida de todos; é tão presente que já naturalizamos seus efeitos. Os olhares de vários profissionais em referência na produção acadêmica e na execução de políticas públicas, no direcionamento das identidades trans, possibilita um caminho na valorização de vidas tão desvalorizadas no início do seu percurso. A interdisciplinaridade pode contribuir no direcionamento da ampliação dos direitos sociais e a sociedade precisa estabelecer agenciamentos e conhecimentos que sejam capazes de uma transformação social. Em relação ao enfrentamento das pessoas trans no acesso as políticas públicas de assistência social e educação, torna-se dramático o enfrentamento da aprovação e desaprovação em relação as identidades de gênero e sexualidade.

Downloads

Publicado

13-12-2019

Como Citar

Santos, R. S. . (2019). A interdisciplinaridade na confluência da política de assistência social e educação enquanto efetivação dos direitos sociais das pessoas trans nas escolas públicas . Revista Expressão Da Estácio, 2(1), 1–10. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/REDE/article/view/129