PREPARAÇÃO A MOOT COURTS (COMPETIÇÕES DE JULGAMENTOS SIMULADOS)

disputas argumentativas como método de desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais no aprendente jurídico

Autores

  • Danilo Ribeiro Silva dos Santos
  • Jeane Santos Bernardino Fernandes

Resumo

Visando colocar em prática ações para inovar em sala de aula, e reconfigurar o modelo
tradicional de avaliação (ANASTASIOU et al., 2004, p. 19), foram propostos casos que
visavam colocar o aprendente em contato com os julgamentos (extra)judiciais, criando
uma motivação intrínseca, em que o aprendizado acontece sem uma cisma
indesejada entre a teoria e a prática. O professor tem uma atuação semelhante a de
um treinador (coach), buscando maneiras para que o aluno sempre queira integrar
suas competências às habilidades que lhe são projetadas para participação nos
julgamentos simulados das competições (inter)nacionais. Pelas disputas
argumentativas, desenvolvidas nos Moots, é possível engajar-se mais e descobrir
novas formas de interagir com o conhecimento e mundo jurídico. Cumulou-se a
análise de um Novo currículo (gravado sobre a gênese analíticocrítica), com fomento
a recursos tecnológicos, como acesso à Internet, as Plataformas Digitais, as Sessões
Virtuais de Julgamento, mesclando às hipóteses trabalhadas com a apresentação de
vídeos e citações de julgados, a propiciar que na formação profissional do aprendente
seja mantida a capacidade de realização de discussões significativas sobre questões
relevantes, pela mobilização dos alunos como julgadores expertos diante de casos
difíceis (hard cases).

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Publicado

10-11-2022