CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

UM ESTUDO COMPARADO A PARTIR DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA ARGENTINA

Autores

  • Fábio Luiz Alves de Amorim

Resumo

Partimos da reconfiguração dos sistemas trabalhistas e de formação docente
produzidos no Brasil e na Argentina para problematizar as condições de trabalho
docente e formação continuada de professores/as: um estudo comparado a partir
das reformas educacionais no Brasil e na Argentina. Para tanto, fizemos um
levantamento das pesquisas e publicações da Rede de Estudos sobre Trabalho
Docente (REDESTRADO/GESTRADO) articulado à formação de professores/as na
América Latina, bem como das pesquisas e publicações da Associação Nacional
pela Formação dos Profissionais de Educação (ANFOPE) sobre formação, tomando
a cartografia como procedimento metodológico, foi efetivado a revisão de literatura
do que tem sido produzido a respeito do tema de nossa pesquisa. Nesse processo,
foram identificadas Legislações e das orientações oficiais sobre formação
continuada de professores/as e direitos trabalhistas de cada país.

Downloads

Publicado

06-04-2022