O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS POR ATIVIDADES REAIS E A ESTRATÉGIA COMPETITIVA

EVIDÊNCIAS NO BRASIL

Autores

  • Rodrigo de Souza Rampazzo
  • Ana Caroline Inácio Testtzlaffe
  • Lucas Schuambach Delício

Resumo

O presente estudo tem por objetivo investigar o efeito da estratégia competitiva
sobre o Gerenciamento de Resultados a partir das práticas de manipulação das
Atividades Reais nas empresas de capital aberto listadas na B3. Estratégia
competitiva pode ser definida como uma série de ações ofensivas ou defensivas que
as empresas usam para além de se manter no mercado, conseguir um retorno sobre
ele (PORTER, 1985).
A estratégia competitiva é assunto que vem sendo abordado desde os anos 50. Mas
somente em 1978 o termo estratégia teve um estudo sistêmico sendo proposta uma
subdivisão em 4 tipologias: defensora, prospectora, analisadora e reativa. Uma
empresa caracterizada por defensora possui um estreito domínio do mercado e
preza pela eficiência do seu produto para alcançar o sucesso. A empresa
prospectora, preza pela inovação dos seus produtos e desbrava novos mercados.
Uma empresa analisadora é uma abordagem híbrida das tipologias prospectora e
prospectora, busca um equilíbrio entre as estratégias, priorizando uma análise crítica
para melhor caminho a ser seguido. Por fim, a empresa que possuiu a estratégia
reativa, com o próprio nome informa, reage de acordo com que os eventos ocorrem,
ou seja, de maneira impulsiva (MILES et al., 1978).

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Publicado

06-04-2022