https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revistahorus/issue/feedRevista Hórus2024-07-17T17:12:17-03:00Diogo Mariano Carvalho de Oliveirahorus@estacio.brOpen Journal Systems<h3>Foco e Escopo</h3> <p style="text-align: justify;">A Revista <strong><em>Hórus</em></strong> é um periódico multidisciplinar da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO) com o sistema de publicação de <strong>fluxo contínuo</strong> e tem por objetivo publicar artigos científicos originais e de revisão de autores de instituições nacionais ou estrangeiras de ensino ou pesquisa, nas áreas de concentração de Humanidades, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Jurídicas, Saúde e Engenharias.</p> <p style="text-align: justify;">Qualis 2017-2020 - <strong>A1</strong>.</p> <h3>Processo de Avaliação pelos Pares</h3> <p style="font-weight: 400;">Os artigos originais serão submetidos inicialmente à apreciação dos membros do Conselho Editorial da revista, e após análise prévia, encaminhados para os pareceristas “ad hoc”, de acordo com a especificidade do tema e da especialização do membro do Conselho Consultivo. Os trabalhos serão enviados para avaliação dupla sem a identificação dos autores (double blind peer review). </p> <h3>Política de Acesso Livre</h3> <p>Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.</p> <div id="custom-1"> <h3>Plágio</h3> <p><strong>Plágio acadêmico</strong>/ <em><a href="http://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_Mar11.pdf">Code of Conduc and Best Practice Guidelines for Journal Editors Committee on Publication Ethics</a> (COPE)</em>/ Responsabilidade dos autores. Copiar um estudo ou parte dele, de outro autor ou mesmo de publicação própria, constitui-se em fraude inaceitável e desonestidade. Ideias e palavras de outros(s), não devem ser utilizadas sem a identificação da fonte de informação. </p> <h3>Preceitos Éticos</h3> </div> <div id="custom-2"> <p>Os <strong>preceitos éticos</strong> da pesquisa que envolve seres humanos ou de experimentação animal deverão ser respeitados. A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos na <em><a href="http://www.wma.net/en/30publications/10policies/b3/index.html" target="_blank" rel="noopener">Declaração de Helsinki</a></em> (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008), da Associação Médica Mundial. Deverá ser observado o atendimento à legislação específicas do país que a pesquisa foi realizada.</p> <p>Cópia do documento de aprovação por um comitê de ética de pesquisa deverá ser anexada como documento suplementar no processo de submissão.</p> </div>https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revistahorus/article/view/3217IV Jornada Acadêmica2024-07-17T16:52:09-03:00Geisa Franco Rodriguesgeisafrancorodrigues777@gmail.comRenata Quenca Bassanrenata.bassan@estacio.brMichelle Moreira Abujamra Fillismicmoreira@gmail.comAlexandre Marianialexandremariani1@gmail.com<p>A 4ª edição da Jornada Acadêmica em 2024, realizada pela Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO) e organizada pelo Comitê de Pesquisa, Extensão e Internacionalização (CPEI), proporcionou uma oportunidade para a divulgação de pesquisas, projetos de extensão e iniciativas de internacionalização entre alunos e professores.</p> <p>Complementando o evento deste ano, a II Mostra de Curricularização da Extensão seguiu o projeto iniciado em 2023, expondo as atividades de extensão universitária que atendem à Resolução CNE/CES nº 7 de 19 de dezembro de 2018, publicada no Diário Oficial da União. Esta resolução define diretrizes para a extensão no ensino superior brasileiro, conforme estipulado pela Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.</p> <p>A extensão universitária promove o aprendizado prático, estimulando a troca de conhecimentos entre as comunidades acadêmica e popular. O objetivo foi apresentar os projetos extensionistas incorporados nas diversas disciplinas da FAESO, destacando como a curricularização da extensão é crucial para uma aprendizagem significativa. Neste processo, os estudantes aplicam seus conhecimentos teóricos no contexto social real, integrando posteriormente essas experiências ao ambiente acadêmico, onde são refletidas e contextualizadas cientificamente.</p> <p>Além disso, o evento incluiu o II Simpósio de Saúde Coletiva, visando fomentar um debate sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelo sistema público de saúde. Este encontro buscou promover uma compreensão mais profunda das questões de saúde coletiva em um período de grandes desafios para a saúde pública.</p> <p>Foram 83 projetos apresentados, em diversos cursos oferecidos pela Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos.</p> <p>A participação ativa de acadêmicos e docentes neste Simpósio foi essencial para o sucesso do evento, evidenciando o comprometimento e a dedicação da comunidade acadêmica na busca por soluções inovadoras e eficazes para problemas reais. Os professores, com sua vasta experiência e conhecimento, e os alunos, com sua energia e novas perspectivas, formaram uma combinação poderosa, enriquecendo os debates e contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento. A representatividade de ambos os grupos não apenas fortaleceu o evento, mas também destacou a importância de uma educação integrada e colaborativa, onde o aprendizado e a prática caminham lado a lado, beneficiando tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral. Este engajamento reforça o papel fundamental das instituições de ensino superior como pilares no desenvolvimento social, econômico e cultural, através de uma educação comprometida com a transformação e o bem-estar coletivo.</p>2024-07-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024