Análise e Modelagem de Projeto E-Learning com base na linguagem UML e no padrão SCORM com um propósito de futuras implementações na Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos
Palavras-chave:
E-learning, UML, SCORMResumo
Este artigo tem como finalidade analisar e modelar segundo a UML (Unified Modeling Language) os processos de uma futura implementação de um sistema de E-Learning na Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos, conforme um padrão, denominado de SCORM (Sharable Content Object Reference Model). Para atingir tal objetivo, foi utilizado como metodologia entrevistas com os futuros usuários (secretaria, professores e alunos) do sistema para a fase de análise do sistema e referências do modelo SCORM para a fase do projeto. Como um resultado parcial, pois esse artigo descreve as fases de análise e projeto foi sugerido um diagrama de classe da UML para representar o modelo a ser implementado.
Abstract
This article has as objective to analyse and to model according to the UML (Unified Modeling Language) the process of a future implementation of a e-learning system at Estácio de Sá College using the SCORM (Sharable Content Object Reference Model ) standard. To arrive the objective, was used as methodology interviews with the future usuaries (students, teachers e secretaryship) of the system to the analyse stage and references of the SCORM model to the design stage. As a partial result, because this article describes the analyse and design, was suggested the creation of a class diagram UML to represent the model.
Keywords: E-Learning, UML, SCORM
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista Hórus, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.