Análise e Modelagem de Projeto E-Learning com base na linguagem UML e no padrão SCORM com um propósito de futuras implementações na Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos

Autores/as

  • Elaine Pasqualini Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos
  • Rodrigo Christoni Bretas Faculdade Est´ácio de Sá de Ourinhos

Palabras clave:

E-learning, UML, SCORM

Resumen

Este artigo tem como finalidade analisar e modelar segundo a UML (Unified Modeling Language) os processos de uma futura implementação de um sistema de E-Learning na Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos, conforme um padrão, denominado de SCORM (Sharable Content Object Reference Model). Para atingir tal objetivo, foi utilizado como metodologia entrevistas com os futuros usuários (secretaria, professores e alunos) do sistema para a fase de análise do sistema e referências do modelo SCORM para a fase do projeto. Como um resultado parcial, pois esse artigo descreve as fases de análise e projeto foi sugerido um diagrama de classe da UML para representar o modelo a ser implementado.

Abstract
This article has as objective to analyse and to model according to the UML (Unified Modeling Language) the process of a future implementation of a e-learning system at Estácio de Sá College using the SCORM (Sharable Content Object Reference Model ) standard. To arrive the objective, was used as methodology interviews with the future usuaries (students, teachers e secretaryship) of the system to the analyse stage and references of the SCORM model to the design stage. As a partial result, because this article describes the analyse and design, was suggested the creation of a class diagram UML to represent the model.
Keywords: E-Learning, UML, SCORM

         

Publicado

2022-03-26

Cómo citar

Pasqualini, E., & Christoni Bretas, R. . (2022). Análise e Modelagem de Projeto E-Learning com base na linguagem UML e no padrão SCORM com um propósito de futuras implementações na Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos . Revista Hórus, 4(01), 82–93. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revistahorus/article/view/944

Número

Sección

Artigos