https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-unimeta/issue/feed Revista Estácio Unimeta - Amazônia Ocidental 2024-10-22T17:08:43-03:00 Open Journal Systems https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-unimeta/article/view/3182 PREVALÊNCIAS E FATORES ASSOCIADOS AO USO DE DROGAS ILÍCITAS NO PERÍODO GRAVÍDICO E A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM 2024-06-24T15:13:45-03:00 Jemima Araújo Souza pesqextunimeta@estacio.br Marcus Vinicius Aquino Moura pesqextunimeta@estacio.br Rayanne Araújo Silva Vasco pesqextunimeta@estacio.br Thiago Ribeiro Ide pesqextunimeta@estacio.br Vitória Ferreira Ricarte pesqextunimeta@estacio.br Wellen Carolyne Vitorio de Morais Souza carolyne_vitorio@hotmail.com Thayriny Benesforte Silva thayrinyb@gmail.com <p>O consumo de drogas ilícitas, nos dias atuais está cada vez maior, sendo as mulheres o grupo mais crescente. Portanto o de maior prevalência em gestantes, associadas ao baixo nível de escolaridade, renda familiar, transtornos de ansiedade e família desestruturada. Com o uso dessas substâncias ilícitas, torna-se inevitável as consequências a gestante e ao feto, devido sua rápida absorção na corrente sanguínea e sua capacidade de atravessar a placenta e afetar diretamente os vasos sanguíneos do feto. Impactos como, baixo peso ao nascer, parto prematuro, alterações físicas, deslocamento de placenta, dentre outros. Hodiernamente, sugere-se que a equipe de enfermagem deve estar preparada para lidar com essas situações, gerando conforto e total apoio a paciente, prestando serviço na qual a gestante ganhe confiança para que durante sua anamnese seja relatado todo e qualquer tipo de informação importante sem omitir nenhum detalhe, para que desse modo a equipe de enfermagem possa estar fornecendo toda assistência e suporte necessário.</p> 2024-10-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Estácio Unimeta - Amazônia Ocidental https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-unimeta/article/view/3045 PRÁTICAS EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS NO LABORATÓRIO DO ENSINO SUPERIOR 2024-05-23T19:01:15-03:00 Luciana de Sousa Cordeiro Rodrigues sousalu280@gmail.com Alcides Loureiro Santos pesqextunimeta@estacio.br Carlos Eduardo Garção de Carvalho pesqextunimeta@estacio.br <p>Tradicionalmente, as práticas experimentais se caracterizam no modelo verificacionista, onde o foco está nos resultados e não no caminho que o estudante realiza para compreender os fenômenos. Em contraponto, o modelo investigativo propõe uma valorização da criatividade do aluno, nas alternativas de solução para os problemas propostos e na reflexão dos resultados. Desta forma, o objetivo deste trabalho é discutir as práticas de laboratório, considerando o modelo tradicional e as investigativas, no contexto de uma Instituição de Ensino Superior (IES) em Rio Branco – Acre. Foi aplicado um questionário para professores que ministram aulas práticas de disciplinas das ciências da natureza. Os resultados indicam que as práticas investigativas são boas para serem utilizadas no laboratório do ensino superior, porém, questões variadas levantadas pelos professores, apontam para a necessidade de se superar dificuldades como o tempo de preparação e realização dessas práticas.</p> 2024-10-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Estácio Unimeta - Amazônia Ocidental https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-unimeta/article/view/3043 A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2024-05-23T17:51:00-03:00 Giliane da Silva Martins pesqextunimeta@estacio.br Raquel Nunes de Moura pesqextunimeta@estacio.br Antonia Aparecida Lima Lopes antonia.lima@estacio.br <p>A importância da Leitura na Educação Infantil aborda a influência desta no processo educacional. Nesta abordagem foi observado o quão a influência da leitura pode ser positivo na formação dos alunos. Além disso, a leitura estimula o pensamento e a formação de ideias capazes de inserir os alunos em diversas situações tornando-s criaturas capazes de lidar com as mais variadas situações e opinar sobre elas a partir de uma visão própria estimulada pela absorção na formação de ideias cedidas pelo contato literário. Quando uma criança tem acesso à leitura simultaneamente ela tem contato com outros mundos, outros universos que dão a ela uma base de ideias de conduta e comportamento. Isto faz, em sua maioria, com que a criança desde os primeiros contatos com a escrita possa se capacitar para o contato com situações diversas. Serão evidenciados brevemente os fatores de ordem positiva proporcionados pela influência da leitura e para tal, utilizamos como base artigos e livros que enfatizam a leitura e suas importâncias já que atualmente, o uso dos recursos tecnológicos tem afastado cada vez mais a criança do acesso a livros e materiais que estimulam a leitura.&nbsp; Outro fator observado, é quanto ao papel do educador no despertar para a leitura, não apenas como método de alfabetização, mas como responsável pelo despertar da paixão e do interesse em ler, fazendo da leitura algo que seja prazeroso, já&nbsp; que aproximará a criança a formação de vocabulário, a identificação de novos&nbsp; universos, ao conhecimento de fatores históricos ou fictícios, ao acesso a informação e principalmente à possibilidade de formar suas próprias opiniões sobre o que acontece em sua volta.</p> 2024-10-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Estácio Unimeta - Amazônia Ocidental https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-unimeta/article/view/3183 AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA TRIAGEM PRÉ-NATAL AMPLIADA: E O IMPACTO DO TESTE DA MAMÃE 2024-06-24T17:51:26-03:00 Alife do Vale Moreira pesqextunimeta@estacio.br Arthur Augusto de Melo Oliveira pesqextunimeta@estacio.br Bruna Gomes Bezerra pesqextunimeta@estacio.br Shirlly Lima Mendonça pesqextunimeta@estacio.br Wellen Carolyne Vitório de Morais Souza carolyne_vitorio@hotmail.com Thayriny Benesforte da Silva thayrinyb@gmail.com <p>A triagem pré-natal é essencial para detectar e prevenir doenças infecciosas em gestantes, reduzindo a morbidade e mortalidade materno-infantil. Este estudo revisou sistematicamente a eficácia do Teste da Mamãe. <strong>Os objetivos foram avaliar sua eficácia na detecção precoce de doenças transmissíveis (como sífilis, HIV, hepatite B e toxoplasmose), analisar os benefícios da detecção precoce para o tratamento imediato e redução de complicações, e examinar a necessidade de educação contínua para os profissionais de saúde, além do acesso ao teste em áreas remotas.</strong> Buscas em bases de dados como PubMed, Scopus, Web of Science e BVS foram realizadas com critérios de inclusão definidos para estudos publicados entre 2013 e 2024. Os resultados indicam que o Teste da Mamãe é altamente eficaz na detecção precoce, permitindo tratamento imediato e reduzindo riscos para mãe e feto. A formação contínua dos profissionais e o aumento do acesso ao teste são necessários, especialmente em áreas rurais.</p> 2024-10-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Estácio Unimeta - Amazônia Ocidental https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-unimeta/article/view/3181 SÍFILIS GESTACIONAL E CONGÊNITA: A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO NA UBS 2024-06-24T14:56:43-03:00 Amanda Caroline Lazari pesqextunimeta@estacio.br Amanda da Silva Saady pesqextunimeta@estacio.br Isabelly Bruna Freitas3 Lima pesqextunimeta@estacio.br Islay Fernandes Souza pesqextunimeta@estacio.br Laura Maria Rodrigues Sena pesqextunimeta@estacio.br Patrícia Moraes do Nascimento Lins pesqextunimeta@estacio.br Wellen Carolyne Vitorio de Morais Souza carolyne_vitorio@hotmail.com Nathalia Silva Lima pesqextunimeta@estacio.br <p>A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) de caráter sistêmico, curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria <em>Treponema pallidum</em>. Sua transmissão se dá principalmente por contato sexual; contudo pode ser transmitida verticalmente para o feto durante gestação ou parto. O Ministério da Saúde classifica em: sífilis adquirida, gestacional e congênita. O objetivo deste trabalho é discutir sobre a importância do tratamento precoce e adequado da sífilis gestacional para prevenção da sífilis congênita na Unidade Básica de Saúde (UBS). A abordagem do tema trata-se de uma questão de saúde pública, onde a equipe de enfermagem tem a plena autonomia para conduzir o tratamento adequado da gestante durante o pré-natal. O estudo em questão é uma análise bibliográfica realizada por meio de uma revisão integrativa, através de artigos e coleta de dados, que visa aprofundar o conhecimento acerca da patologia no Brasil. Portanto, o perfil predominante neste estudo inclui mulheres adultas jovens, pardas, diagnosticadas no primeiro trimestre com maior detecção na região Sudeste.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-10-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Estácio Unimeta - Amazônia Ocidental https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-unimeta/article/view/3044 UMA NOVA EXPECTATIVA NA AVALIAÇÃO PÓS-ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: ESCALA DE AVALIAÇÃO MOTORA PARA AVC 2024-05-23T17:56:54-03:00 William Gomes da Silva pesqextunimeta@estacio.br Mireilly Marques Resende mireilly.resende@estacio.br <p>O trabalho apresentado é resultado de um projeto de Iniciação Científica –<br>PIBIC/UNINORTE, que informa sobre o acidente vascular cerebral (AVC) como a perda <br>repentina da função neurológica causada por interrupção do fluxo sanguíneo para o <br>encéfalo, originando seqüelas que levam a danos físicos em membros, gerando alterações <br>sensoriais, alterações no tônus muscular e diversos seguimentos corporais. O objetivo desta <br>pesquisa foi apresentar o estudo da escala Escala de Avaliação Motora para AVC – EAM, <br>como um novo método de avaliação e tratamento dentro do ramo da fisioterapia no Estado do <br>Acre.</p> 2024-10-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Estácio Unimeta - Amazônia Ocidental https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-unimeta/article/view/3038 GESTÃO PARTICIPATIVA: DISCURSO OU REALIDADE NA ESCOLA ESTADUAL FUNDAMENTAL JORNALISTA CHALUB LEITE 2024-05-23T15:42:14-03:00 Maressa da Silva Pereira pesqextunimeta@estacio.br Antônia Aparecida Lima Lopes pesqextunimeta@estacio.br <p>O presente trabalho versa em um estudo acerca da temática gestão democrática discurso ou realidade, objetivando apresentar uma reflexão sobre a&nbsp;prática de gestão da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jornalista Chalub Leite, localizada em Rio Branco – Acre. Para o desdobramento desta pesquisa foi realizado primeiramente um levantamento bibliográfico acerca do tema, sobretudo em Libâneo, Oliveira e Toschi (2009), Luck (2009), Nadal (2012) e como metodologia de trabalho adotou a pesquisa de campo, propiciando analisar e investigar os fenômenos pesquisados, como ocorrem de fato em seu ambiente, com auxílio de entrevistas e observações. Apresenta definições sobre gestão democrática no processo de participação da dinâmica escolar e aborda, ainda, algumas considerações sobre o papel dos gestores, como liderança necessária na condução dos trabalhos voltados a participação e construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. Enfim, esta pesquisa expõe alguns princípios norteadores para a gestão democrática participativa no ambiente escolar. Os resultados demonstraram que a escola investigada possui uma gestão democrática participativa, pois, existe a abertura para a participação dos diversos membros que compõem a equipe escolar e a comunidade através dos mecanismos de participação.</p> 2024-10-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Estácio Unimeta - Amazônia Ocidental