https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-unimeta/issue/feedRevista Estácio Unimeta - Amazônia Ocidental2024-10-22T17:08:43-03:00Open Journal Systemshttps://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-unimeta/article/view/3182PREVALÊNCIAS E FATORES ASSOCIADOS AO USO DE DROGAS ILÍCITAS NO PERÍODO GRAVÍDICO E A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM2024-06-24T15:13:45-03:00Jemima Araújo Souzapesqextunimeta@estacio.brMarcus Vinicius Aquino Mourapesqextunimeta@estacio.brRayanne Araújo Silva Vascopesqextunimeta@estacio.brThiago Ribeiro Idepesqextunimeta@estacio.brVitória Ferreira Ricartepesqextunimeta@estacio.brWellen Carolyne Vitorio de Morais Souzacarolyne_vitorio@hotmail.comThayriny Benesforte Silvathayrinyb@gmail.com<p>O consumo de drogas ilícitas, nos dias atuais está cada vez maior, sendo as mulheres o grupo mais crescente. Portanto o de maior prevalência em gestantes, associadas ao baixo nível de escolaridade, renda familiar, transtornos de ansiedade e família desestruturada. Com o uso dessas substâncias ilícitas, torna-se inevitável as consequências a gestante e ao feto, devido sua rápida absorção na corrente sanguínea e sua capacidade de atravessar a placenta e afetar diretamente os vasos sanguíneos do feto. Impactos como, baixo peso ao nascer, parto prematuro, alterações físicas, deslocamento de placenta, dentre outros. Hodiernamente, sugere-se que a equipe de enfermagem deve estar preparada para lidar com essas situações, gerando conforto e total apoio a paciente, prestando serviço na qual a gestante ganhe confiança para que durante sua anamnese seja relatado todo e qualquer tipo de informação importante sem omitir nenhum detalhe, para que desse modo a equipe de enfermagem possa estar fornecendo toda assistência e suporte necessário.</p>2024-10-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Estácio Unimeta - Amazônia Ocidentalhttps://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-unimeta/article/view/3045PRÁTICAS EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS NO LABORATÓRIO DO ENSINO SUPERIOR2024-05-23T19:01:15-03:00Luciana de Sousa Cordeiro Rodriguessousalu280@gmail.comAlcides Loureiro Santospesqextunimeta@estacio.brCarlos Eduardo Garção de Carvalhopesqextunimeta@estacio.br<p>Tradicionalmente, as práticas experimentais se caracterizam no modelo verificacionista, onde o foco está nos resultados e não no caminho que o estudante realiza para compreender os fenômenos. Em contraponto, o modelo investigativo propõe uma valorização da criatividade do aluno, nas alternativas de solução para os problemas propostos e na reflexão dos resultados. Desta forma, o objetivo deste trabalho é discutir as práticas de laboratório, considerando o modelo tradicional e as investigativas, no contexto de uma Instituição de Ensino Superior (IES) em Rio Branco – Acre. Foi aplicado um questionário para professores que ministram aulas práticas de disciplinas das ciências da natureza. Os resultados indicam que as práticas investigativas são boas para serem utilizadas no laboratório do ensino superior, porém, questões variadas levantadas pelos professores, apontam para a necessidade de se superar dificuldades como o tempo de preparação e realização dessas práticas.</p>2024-10-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Estácio Unimeta - Amazônia Ocidentalhttps://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-unimeta/article/view/3043A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL2024-05-23T17:51:00-03:00Giliane da Silva Martinspesqextunimeta@estacio.brRaquel Nunes de Mourapesqextunimeta@estacio.brAntonia Aparecida Lima Lopesantonia.lima@estacio.br<p>A importância da Leitura na Educação Infantil aborda a influência desta no processo educacional. Nesta abordagem foi observado o quão a influência da leitura pode ser positivo na formação dos alunos. Além disso, a leitura estimula o pensamento e a formação de ideias capazes de inserir os alunos em diversas situações tornando-s criaturas capazes de lidar com as mais variadas situações e opinar sobre elas a partir de uma visão própria estimulada pela absorção na formação de ideias cedidas pelo contato literário. Quando uma criança tem acesso à leitura simultaneamente ela tem contato com outros mundos, outros universos que dão a ela uma base de ideias de conduta e comportamento. Isto faz, em sua maioria, com que a criança desde os primeiros contatos com a escrita possa se capacitar para o contato com situações diversas. Serão evidenciados brevemente os fatores de ordem positiva proporcionados pela influência da leitura e para tal, utilizamos como base artigos e livros que enfatizam a leitura e suas importâncias já que atualmente, o uso dos recursos tecnológicos tem afastado cada vez mais a criança do acesso a livros e materiais que estimulam a leitura. Outro fator observado, é quanto ao papel do educador no despertar para a leitura, não apenas como método de alfabetização, mas como responsável pelo despertar da paixão e do interesse em ler, fazendo da leitura algo que seja prazeroso, já que aproximará a criança a formação de vocabulário, a identificação de novos universos, ao conhecimento de fatores históricos ou fictícios, ao acesso a informação e principalmente à possibilidade de formar suas próprias opiniões sobre o que acontece em sua volta.</p>2024-10-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Estácio Unimeta - Amazônia Ocidentalhttps://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-unimeta/article/view/3183AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA TRIAGEM PRÉ-NATAL AMPLIADA: E O IMPACTO DO TESTE DA MAMÃE2024-06-24T17:51:26-03:00Alife do Vale Moreirapesqextunimeta@estacio.brArthur Augusto de Melo Oliveirapesqextunimeta@estacio.brBruna Gomes Bezerrapesqextunimeta@estacio.brShirlly Lima Mendonçapesqextunimeta@estacio.brWellen Carolyne Vitório de Morais Souzacarolyne_vitorio@hotmail.comThayriny Benesforte da Silvathayrinyb@gmail.com<p>A triagem pré-natal é essencial para detectar e prevenir doenças infecciosas em gestantes, reduzindo a morbidade e mortalidade materno-infantil. Este estudo revisou sistematicamente a eficácia do Teste da Mamãe. <strong>Os objetivos foram avaliar sua eficácia na detecção precoce de doenças transmissíveis (como sífilis, HIV, hepatite B e toxoplasmose), analisar os benefícios da detecção precoce para o tratamento imediato e redução de complicações, e examinar a necessidade de educação contínua para os profissionais de saúde, além do acesso ao teste em áreas remotas.</strong> Buscas em bases de dados como PubMed, Scopus, Web of Science e BVS foram realizadas com critérios de inclusão definidos para estudos publicados entre 2013 e 2024. Os resultados indicam que o Teste da Mamãe é altamente eficaz na detecção precoce, permitindo tratamento imediato e reduzindo riscos para mãe e feto. A formação contínua dos profissionais e o aumento do acesso ao teste são necessários, especialmente em áreas rurais.</p>2024-10-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Estácio Unimeta - Amazônia Ocidentalhttps://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-unimeta/article/view/3181SÍFILIS GESTACIONAL E CONGÊNITA: A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO NA UBS2024-06-24T14:56:43-03:00Amanda Caroline Lazaripesqextunimeta@estacio.brAmanda da Silva Saadypesqextunimeta@estacio.brIsabelly Bruna Freitas3 Limapesqextunimeta@estacio.brIslay Fernandes Souzapesqextunimeta@estacio.brLaura Maria Rodrigues Senapesqextunimeta@estacio.brPatrícia Moraes do Nascimento Linspesqextunimeta@estacio.brWellen Carolyne Vitorio de Morais Souzacarolyne_vitorio@hotmail.comNathalia Silva Limapesqextunimeta@estacio.br<p>A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) de caráter sistêmico, curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria <em>Treponema pallidum</em>. Sua transmissão se dá principalmente por contato sexual; contudo pode ser transmitida verticalmente para o feto durante gestação ou parto. O Ministério da Saúde classifica em: sífilis adquirida, gestacional e congênita. O objetivo deste trabalho é discutir sobre a importância do tratamento precoce e adequado da sífilis gestacional para prevenção da sífilis congênita na Unidade Básica de Saúde (UBS). A abordagem do tema trata-se de uma questão de saúde pública, onde a equipe de enfermagem tem a plena autonomia para conduzir o tratamento adequado da gestante durante o pré-natal. O estudo em questão é uma análise bibliográfica realizada por meio de uma revisão integrativa, através de artigos e coleta de dados, que visa aprofundar o conhecimento acerca da patologia no Brasil. Portanto, o perfil predominante neste estudo inclui mulheres adultas jovens, pardas, diagnosticadas no primeiro trimestre com maior detecção na região Sudeste.</p> <p> </p>2024-10-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Estácio Unimeta - Amazônia Ocidentalhttps://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-unimeta/article/view/3044UMA NOVA EXPECTATIVA NA AVALIAÇÃO PÓS-ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: ESCALA DE AVALIAÇÃO MOTORA PARA AVC2024-05-23T17:56:54-03:00William Gomes da Silvapesqextunimeta@estacio.brMireilly Marques Resendemireilly.resende@estacio.br<p>O trabalho apresentado é resultado de um projeto de Iniciação Científica –<br>PIBIC/UNINORTE, que informa sobre o acidente vascular cerebral (AVC) como a perda <br>repentina da função neurológica causada por interrupção do fluxo sanguíneo para o <br>encéfalo, originando seqüelas que levam a danos físicos em membros, gerando alterações <br>sensoriais, alterações no tônus muscular e diversos seguimentos corporais. O objetivo desta <br>pesquisa foi apresentar o estudo da escala Escala de Avaliação Motora para AVC – EAM, <br>como um novo método de avaliação e tratamento dentro do ramo da fisioterapia no Estado do <br>Acre.</p>2024-10-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Estácio Unimeta - Amazônia Ocidentalhttps://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-unimeta/article/view/3038GESTÃO PARTICIPATIVA: DISCURSO OU REALIDADE NA ESCOLA ESTADUAL FUNDAMENTAL JORNALISTA CHALUB LEITE2024-05-23T15:42:14-03:00Maressa da Silva Pereirapesqextunimeta@estacio.brAntônia Aparecida Lima Lopespesqextunimeta@estacio.br<p>O presente trabalho versa em um estudo acerca da temática gestão democrática discurso ou realidade, objetivando apresentar uma reflexão sobre a prática de gestão da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jornalista Chalub Leite, localizada em Rio Branco – Acre. Para o desdobramento desta pesquisa foi realizado primeiramente um levantamento bibliográfico acerca do tema, sobretudo em Libâneo, Oliveira e Toschi (2009), Luck (2009), Nadal (2012) e como metodologia de trabalho adotou a pesquisa de campo, propiciando analisar e investigar os fenômenos pesquisados, como ocorrem de fato em seu ambiente, com auxílio de entrevistas e observações. Apresenta definições sobre gestão democrática no processo de participação da dinâmica escolar e aborda, ainda, algumas considerações sobre o papel dos gestores, como liderança necessária na condução dos trabalhos voltados a participação e construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. Enfim, esta pesquisa expõe alguns princípios norteadores para a gestão democrática participativa no ambiente escolar. Os resultados demonstraram que a escola investigada possui uma gestão democrática participativa, pois, existe a abertura para a participação dos diversos membros que compõem a equipe escolar e a comunidade através dos mecanismos de participação.</p>2024-10-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Estácio Unimeta - Amazônia Ocidental