REPLICANDO O PASSADO
uma comunicação entre duas épocas
Palavras-chave:
dispositivo interacional, Amazônia; cerâmicas, peças arqueológicas.Resumo
É possível haver comunicação entre duas épocas? Para responder a esse questionamento, este artigo analisou o projeto “Replicando o Passado”, que promove a interação entre arqueólogos do Museu Paraense Emílio Goeldi e um grupo de ceramistas de Icoaraci com o objetivo de produzir réplicas das cerâmicas de culturas ancestrais da Amazônia. O projeto foi a analisado sob a perspectiva de um dispositivo interacional, utilizando como metodologia entrevistas prolongadas de estudo de caso, o que mostrou que o produto da interação entre os participantes, incluindo nesse cenário os próprios artefatos arqueológicos, é uma comunicação que transpassa a barreira do espaço-tempo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.