DE´PRESSÃO E TRANSTORNOS DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO
avaliação psicológica de impacto tardio em saúde mental de cardiopatas hospitalizados durante a pandemia de covid-19 em serviço de referência do SUS
Resumo
Objetivo: Investigar o impacto tardio em saúde mental, especificamente de depressão e transtorno de estresse pós-traumático, em pacientes cardiopatas hospitalizados em serviço de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Pará durante a pandemia da COVID-19 e observar características clínicas e psicossociais associadas ao contexto de internação. Métodos: O estudo foi constituído a partir de pesquisa de campo, de caráter quantitativo, com delineamento analítico observacional de prevalência. A amostra compreendeu 49 pacientes cardiopatas admitidos em hospital de referência entre março e dezembro de 2020 que tiveram alta hospitalar. Utilizou-se formulário de coleta de dados sociodemográficos, clínicos e psicossociais, inventário de depressão de Beck (BDI-II) e Post Traumatic Disorder Checklist (PCL-C). Resultados: As características sociodemográficas frente a população de referência deste estudo mostraram predominância do sexo masculino, com faixa etária entre 50-69 anos, escolaridade ensino fundamental incompleto, residentes da zona urbana capital do Estado. Observou-se aumento da prevalência de internação por intercorrência cardíaca primária, com tratamento em UTI e presença de comorbidades. Foram observadas altas frequências relativas de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), alterações cognitivas, repercussões econômicas expressivas e ausência de ocupação laboral após alta hospitalar. A prevalência de COVID-19 não apresentou relevância estatisticamente significativa às variáveis analisadas, apesar disso foram observadas características clínicas importantes. Considerações finais: Efeitos tardios em saúde mental puderam ser observados após experiência de hospitalização de pacientes cardiopatas durante a pandemia de COVID-19, além disso alterações cognitivas e outros aspectos clínicos, sociais e ocupacionais também foram estudados. No entanto, não foi identificada relevância estaticamente significativa associada à presença do patógeno SARS-CoV-2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.