NARRATIVAS ORAIS SOBRE A FESTA DO GAMBÁ:

fé e cidadania na comunidade de Pinhel, Pará, Brasil.

Autores

Resumo

A Festa do Gambá é uma festa em louvor a São Benedito que acontece no distrito de Pinhel, região do baixo Tapajós, no Pará, todos os anos no mês de junho e sobrevive há mais de 300 anos através da oralidade. O objetivo deste artigo é compreender os relatos orais de ex-moradores de Pinhel, que constroem narrativas peculiares de cidadania sobre a Festa do Gambá. Para isso, traremos o conceito de narração de Walter Benjamin, que vai dialogar diretamente com os sentidos de cidadania propostos por Milton Santos, Boaventura de Sousa Santos e Viveiros de Castro. Por meio de entrevista narrativa, concluímos que a Festa faz mediações relacionadas aos sentimentos de cidadania, pois traz para o presente os anseios e as lutas do passado para um futuro de esperança, sabedoria e fé.

Biografia do Autor

MSc. Paula Lima, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará.

Profa. Dra. Célia Amorim, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professora Associada da Universidade Federal do Pará, Facom-PPGCOM. Doutora e mestre em Comunicação pela PUC/SP. Pós-doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. celiamorim@ufpa.br. Coordenadora do projeto Cidadania Comunicativa: Luta, desafios e direitos compartilhados na Amazônia. Coordenadora do Grupo/projeto Mídias Alternativas na Amazônia (CNPq/UFPa/Facom/PPGCOM).

Downloads

Publicado

30-08-2024

Como Citar

Maryse Hoyos Lima, P., & Regina Trindade Chagas Amorim, C. (2024). NARRATIVAS ORAIS SOBRE A FESTA DO GAMBÁ:: fé e cidadania na comunidade de Pinhel, Pará, Brasil . Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 10(1), 152–169. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2942