NARRATIVAS ORAIS SOBRE A FESTA DO GAMBÁ:
fé e cidadania na comunidade de Pinhel, Pará, Brasil.
Resumo
A Festa do Gambá é uma festa em louvor a São Benedito que acontece no distrito de Pinhel, região do baixo Tapajós, no Pará, todos os anos no mês de junho e sobrevive há mais de 300 anos através da oralidade. O objetivo deste artigo é compreender os relatos orais de ex-moradores de Pinhel, que constroem narrativas peculiares de cidadania sobre a Festa do Gambá. Para isso, traremos o conceito de narração de Walter Benjamin, que vai dialogar diretamente com os sentidos de cidadania propostos por Milton Santos, Boaventura de Sousa Santos e Viveiros de Castro. Por meio de entrevista narrativa, concluímos que a Festa faz mediações relacionadas aos sentimentos de cidadania, pois traz para o presente os anseios e as lutas do passado para um futuro de esperança, sabedoria e fé.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.