RELAÇÕES TECNOLÓGICAS DE IDOSOS DURANTE A PANDEMIA:
MAPEAMENTO DE TENSÕES E IDENTIFICAÇÃO DE PREJUÍZOS A AUTONOMIA
Palavras-chave:
autonomia, idosos, pandemia, relações tecnológicas, tensõesResumo
Este artigo tem como objetivo principal compreender de que forma uma rádio comunitária em O artigo traz pesquisa empírica sobre as relações tecnológicas de pessoas idosas durante a pandemia com o objetivo de mapear as tensões que permeiam esse processo e identificar os possíveis prejuízos a autonomia. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho praxiológico com lentes teórico-metodológicas acionadas a situando no campo das pesquisas em recepção de perspectiva comunicacional e do consumo. A empiria da pesquisa abarca pessoas com 60 anos ou mais frequentadoras da Universidade da Terceira Idade (UNITERCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. Resultados indicaram contradições na essencialidade das tecnologias de comunicação, como necessidade, facilidade e utilidade, junto à pressão social pelos usos da tecnologia, o fenômeno da vulnerabilidade de dados on-line, entre outros fatores. A autonomia esteve presente em gradações diversas e a interdependência nesses processos a coloca em estado de prejuízo quando as relações, on ou offline, se apresentaram restritivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.