COMUNICAÇÃO DISNEY E INTERCAMBISTAS BRASILEIROS
Palavras-chave:
Disney, mídia digital, comunicação internacional, intercâmbio, Cultural Exchange ProgramResumo
A Walt Disney Company, líder na área de entretenimento, é, hoje, reconhecida como um dos maiores conglomerados de mídia e receita do mundo. Dentre suas múltiplas atuações, desenvolveu diversos programas de intercâmbio que variam de acordo com a nacionalidade e com a formação do candidato, e um deles é o Cultural Exchange Program (CEP) − programa de trabalho em que a Disney contrata universitários brasileiros (e de outras nacionalidades) para trabalhar temporariamente nos parques e hotéis de Orlando. O estudo terá foco em diagnosticar a percepção dos intercambistas brasileiros para com a comunicação, além de melhor entender as estratégias adotadas pela empresa Disney. Estas diferem da comunicação com os outros 9 países participantes do CEP e dos outros intercâmbios oferecidos pela empresa, que podem ser feitos diretamente pelo site oficial, além de não ter outros canais comunicacionais com seus participantes. Para tal, desenvolveu uma pesquisa bibliográfica através de livros, artigos, comparações pelos meios digitais e de perguntas quali descritivas, para participantes do processo seletivo do programa. Os resultados obtidos com as pesquisas e as respostas das entrevistas com 8 participantes indicam que a maioria soube e se informou do Programa por terceiros (blogs, amigos, youtube e outros), e não por mídias de campanha comunicacional, e encontrou dificuldades na hora de obter informações. Mostrando, assim, uma comunicação pouco explicativa com esses intercambistas, em especial os brasileiros, ocasionando uma percepção de negligência na estratégia adotada, a partir da compreensão dos pesquisados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.