GREVE GERAL DE 28 DE ABRIL:

Análise da cobertura Jornalística nas Mídias Digitais e Alternativas em Belém

Autores

  • MADSON SOUZA
  • PAULO REZENDE
  • FABRÍCIO MATTOS

Palavras-chave:

mídia alternativa, política, ; greve geral, cobertura jornalística, redes sociais

Resumo

Quando se trata da cobertura de grandes eventos, principalmente políticos, atualmente a grande mídia passa a conviver com as mídias alternativas no processo de narrar os acontecimentos. Essa disputa é política e midiática, e as redes sociais são o terreno privilegiado dessa disputa. A partir dessa mudança no processo de produção de notícia que essa pesquisa analisará a cobertura jornalística dos dois portais de mídias digitais de Belém, comparando com a cobertura das mídias alternativas sobre um evento político de caráter nacional: a greve geral de 28 de abril de 2017. O objetivo é compreender como essas narrativas disputam, e como elas comunicam aos usuários nas redes sociais, particularmente o Facebook, os acontecimentos políticos. Metodologicamente, a pesquisa utiliza a Análise de Cobertura Jornalística (ACJ) aplicada às redes sociais e a linguagem web. Conclui-se que que a mídia alternativa no processo de produção do conteúdo não aplica técnicas jornalísticas, mas ativismo político, usando a rede social como plataforma de disseminação de seus ideais. As mídias digitais, no entanto, contrapõem a essa narrativa e usa técnicas jornalísticas em seus conteúdos, utilizando o Facebook como um espaço para atrair os usuários as matérias nos sites.

Biografia do Autor

MADSON SOUZA

Graduado em Comunicação social, habilitação em jornalismo na Faculdade Estácio do Pará (Estácio FAP).

PAULO REZENDE

Graduado em Comunicação social, habilitação em jornalismo na Faculdade Estácio do Pará (Estácio FAP).

FABRÍCIO MATTOS

Orientador do trabalho. Professor dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio do Pará (Estácio FAP).

Downloads

Publicado

11-12-2017

Como Citar

SOUZA, M. ., REZENDE, P., & MATTOS, F. (2017). GREVE GERAL DE 28 DE ABRIL:: Análise da cobertura Jornalística nas Mídias Digitais e Alternativas em Belém. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 3(2), 23–51. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2756