Construção e Validação de Conteúdo da Escala de Habilidades Parentais em Disciplina Positiva

Autores

  • Laura Costa Mattos Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • José Augusto Evangelho Hernandez Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Diversos estudos têm investigado as relações entre a forma como pais interagem com filhos e o desenvolvimento de aspectos sociais, emocionais e cognitivos dessas crianças. A Disciplina Positiva busca auxiliar pais a interagirem de maneira firme e gentil ao
mesmo tempo, promovendo nas crianças o desenvolvimento do senso de aceitação e capacidade e de habilidades socioemocionais. Segundo pesquisa realizada em 2018 no portal da CAPES e no Google, foram encontradas apenas três escalas com o objetivo de
mensurar as habilidades parentais propostas pela Disciplina Positiva, porém nenhuma representa a abrangência do que é proposto por esta abordagem. Sendo assim, este estudo teve como objetivo construir e investigar as evidências de validade de conteúdo
da Escala de Habilidades Parentais em Disciplina Positiva. Após revisão de literatura sobre o tema, foram elaborados 36 itens divididos em quatro dimensões representativas do construto. A primeira versão da escala foi analisada por cinco experts na área de
habilidades parentais, que avaliaram cada item quanto à clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica e indicaram a qual dimensão pertenciam. Os itens apresentaram Coeficientes de Validade de Conteúdo que variaram de 0,8 a 1,0, considerados adequados. Os Coeficientes Kappa de Cohen ficaram entre 0,62 e 0,71, o que representou substancial concordância entre os juízes. Embora os resultados encontrados tenham sido satisfatórios, alguns itens foram modificados de acordo com sugestões feitas pelos experts, e outros excluídos pela possibilidade de estarem relacionados a mais de uma dimensão. A segunda versão foi então avaliada por um grupo representativo do público-alvo, o que levou ao ajuste de linguagem e exclusão de alguns itens para garantir adequada compreensão dos mesmos. Ao final do processo, o instrumento ficou com 27 itens que, na sequência, serão submetidos a uma amostra da comunidade para a verificação da validade fatorial e demais propriedades psicométricas.

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Publicado

21/03/2022

Como Citar

Costa Mattos Soares, L. ., & Augusto Evangelho Hernandez, . J. . (2024). Construção e Validação de Conteúdo da Escala de Habilidades Parentais em Disciplina Positiva. Psicologia & Conexões, 1(1). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/psicologiaesuasconexoes/article/view/3146

Edição

Seção

Artigos