A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO OBSERVACIONAL DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17406569
Palavras-chave:
Ensino, Fisioterapia, Doenças do Sistema NervosoResumo
O estágio observacional desempenha um papel fundamental na formação acadêmica, permitindo que os estudantes integrem o conhecimento teórico adquirido em sala de aula com a prática vivenciada em um ambiente real. Ao acompanhar a rotina clínica, o aluno desenvolve habilidades como o olhar crítico, o raciocínio clínico e a empatia, essenciais para o cuidado com o paciente. O objetivo deste estudo foi relatar a experiência da vivência de um acadêmico do curso de fisioterapia em um estágio observacional. Trata-se de um relato de experiência de vivência de um acadêmico em um estágio observacional realizado no mês de abril de 2025 no ambulatório de fisioterapia
neurofuncional nas dependências da Clínica Escola de Fisioterapia das Faculdades Nova Esperança, onde foi realizado o acompanhamento do atendimento fisioterapêutico de quatro pacientes com disfunções neurológicas, a saber: 1 com sequela de traumatismo cranioencefálico (TCE), 1 com esclerose múltipla e 2 com sequela acidente vascular cerebral (AVC). A experiência contribuiu para o aprimoramento das habilidades clínicas, além de reforçar a importância do trabalho em equipe e da abordagem interdisciplinar no processo de reabilitação neurofuncional. O
estágio também proporcionou uma compreensão mais profunda do papel do fisioterapeuta na promoção da funcionalidade e da qualidade de vida dos pacientes, preparando o aluno para os desafios da prática profissional, com um enfoque ético e humanizado no cuidado ao paciente.