A importância da disciplina de Psicologia Ambiental

um estudo de caso

Autores

  • Felipe Sávio Cardoso Teles Monteiro
  • Denis Barros de Carvalho
  • João de Deus Cabral Junior
  • Carlos Vitor Esmeraldo Albuquerque Beserra

Resumo

Neste estudo, foram entrevistados por email os seis (6) professores responsáveis pela disciplina
obrigatória de Psicologia Ambiental da Universidade Federal do Piauí. O roteiro da entrevista foi
dividido em cinco seções: 1) Dados pessoais; 2) Relação prévia com a disciplina; 3) Prática/conteúdo
de ensino; 4) Obrigatoriedade da disciplina e de um professor especializado; 5) Desafos para a
consolidação da disciplina. Os principais resultados deste estudo foram: apenas dois professores
tiveram contato prévio com a disciplina PA na graduação e somente 1 professor se identifca com a
disciplina. Nas práticas de ensino predominam estratégias convencionais, com exceção do uso da
pesquisa como instrumento didático por parte de um professor. Os conteúdos são os mais diversos,
com maior ou menor aproximação dos conteúdos tradicionais relacionados à Psicologia Ambiental e
variando em função do perfl de cada professor. A maior parte dos professores considera que a
disciplina deva ser obrigatória, embora não necessariamente ministrada por um especialista na área. O
principal desafo para a consolidação da disciplina de PA, segundo os professores entrevistados, é a
reforma do projeto pedagógico do curso (PPC), o que inclui uma revisão das atuais ênfases do curso e
uma redefnição do papel da PA na formação dos Psicólogos.

Downloads

Publicado

28-12-2017