A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE E COMPLIANCE NAS FUSÕES E INCORPORAÇÕES DE EMPRESAS ENVOLVENDO GRANDES MARCAS
Resumo
Nos últimos anos, o combate à corrupção tem sido um tema recorrente
no Brasil. Todavia, sabe-se que a corrupção sempre esteve presente em nossa
sociedade desde os seus primórdios. Nesse contexto, no intuito de enfrentar práticas
corruptas empresariais, surge o Compliance, que se originou nos Estados Unidos e
no Brasil tem sido cada vez mais implementado por organizações em razão da
promulgação da Lei Anticorrupção Empresarial. Compliance significa cumprir,
realizar ou satisfazer uma determinada ação, mas vai muito além do que somente
agir em conformidade com as leis, mas a busca a consonância com os pilares da
empresa, com a meta de atingir a transparência, a moral, a honestidade e a ética,
tanto na realização dos negócios, mas nas ações de toda a equipe. Dessa maneira,
é essencial para uma empresa a instituição de um Programa de Integridade e um
Programa de Compliance, a fim de evitar a práticas corruptas. O Programa de
Integridade é um mecanismo que compreende uma boa governança corporativa a
fim de fazer o que é correto. O Programa de Compliance é um dos instrumentos do
Programa de Integridade e consiste em fazer o que é preciso. A comunicação é um
fator extremamente importante para que os referidos programas sejam efetivos, bem
como para a criação da marca, posto que promove a informação e contribui para o
convencimento geral. Por fim, é preciso compreender a relevância do Programa de
Integridade e o Programa de Compliance no momento de uma fusão ou
incorporação de empresas, visto que organizações que possuem pilares e princípios
opostos, ao passarem pelos processos supra mencionados, podem sofrer
consequências letais.
PALAVRAS-CHAVE: Integridade. Compliance. Aquisição Empresarial. Fusões e
Incorporações. Comunicação da Marca.