CONFLITOS INTERPESSOAIS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DO PROCESSO AO CONSENSO

Autores

  • Karina Jansen Beirão
  • Irineu Manoel de Souza
  • Ronald David Viana Barbosa

Resumo

O presente artigo trata da gestão de conflitos interpessoais na Administração Pública. Propõe
utilização da gestão de conflitos baseada na consensualidade, em substituição à via tradicional de
resolução de conflitos via processos disciplinares. O problema de pesquisa consiste em verificar se é
possível a utilização de meios consensuais de resolução de conflitos interpessoais em alternativa à
tradicional instauração de processo disciplinar. O objetivo geral é compreender se os meios
consensuais de resolução de conflitos interpessoais podem ser utilizados como alternativa à
instauração de processo disciplinar. Trata-se de artigo de revisão de literatura, qualitativo, com
utilização do método hermenêutico. Ao final, infere-se que há fundamento constitucional e legal para
adoção de meios consensuais de resolução de conflitos pela Administração Pública, avançando nas
ações já praticadas, de forma a contribuir para a economicidade, eficiência e, sobretudo, para a
humanização e pacificação das relações de trabalho em tempos cada vez mais conflituosos e
desafiadores.
Palavras Chave: Administração Pública. Conflitos Interpessoais. Consensualidade.

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Publicado

02-03-2022

Edição

Seção

Artigos