A AUDITORIA NO COMBATE E PREVENÇÃO DE FRAUDES NOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA

Autores

  • Paulo Henrique Santana
  • Marcel Vinicius Cunha Azevedo
  • Ruth Cristini Torres
  • Warlla Marcela S. M. Azevedo
  • Priscilla Emanuella Souza Gama

Resumo

A ausência de informações corretas registradas nos prontuários pode acarretar muitas dificuldades e problemas na gestão da saúde pública brasileira e, especialmente, causar grandes falhas nos processos de implantação de controles internos e, consequentemente, na realização de auditorias internas; como também facilitar a ocorrência de fraudes nos serviços de saúde. Objetivou-se realizar um levantamento das pesquisas publicadas referente às contribuições da auditoria no combate e prevenção das fraudes nos serviços públicos de saúde no Brasil. O procedimento metodológico adotado foi a revisão integrativa. Utilizou-se publicações científicas indexadas nas bases científicas Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Library Online (SciELO), no período de 2014 a 2019. Após análise dos critérios de inclusão, foram selecionadas 7 publicações para compor a revisão. O estudo revelou que auditoria no âmbito da saúde visa garantir a qualidade da assistência prestada aos usuários, respeitando as normas técnicas, éticas e administrativas, cuja função do auditor é tornar-se um aliado a fim de garantir qualidade dos serviços prestados à população, bem como combater as anormalidades no Sistema de Saúde Pública, inibir e ajudar a penalizar os infratores. Essas contribuições da auditoria visam transformar uma ferramenta estratégica primordial no combate e enfretamento da corrupção e melhoria da qualidade dos serviços de saúde pública.

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Publicado

2025-01-29

Edição

Seção

Artigos