PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL ATRAVÉS DO INCENTIVO À CULTURA DE PAZ NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores

  • Lorena Alencar Sousa
  • Lindiane Lopes de Souza
  • Diego Ravelly dos Santos Callou
  • Juliana Maria da Silva
  • Polyana Amorim Cruz Nascimento

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência exitosa, baseado na atuação de acadêmicos em enfermagem da Faculdade Estácio de Juazeiro do Norte, por meio da disciplina de ensino clínico de saúde mental. Que tem por objetivo relatar momento educativo acerca da promoção da saúde mental através do incentivo à cultura de paz no âmbito escolar. O público alvo foram alunos do ensino médio de escolas do interior do Ceará. Foi apresentado em sala de aula no dia 13 de março de 2018 o planejamento da atividade que englobava roda de conversa, dinâmicas e distribuição de folders abordando a cultura de paz e apontando a sua influência sobre a saúde mental. A ação ocorreu nos dias 20 de março e 04 de maio do ano de 2018. A experiência proporcionou participação ativa dos alunos, sendo inicialmente analisado o conhecimento prévios de cada um acerca do tema em questão,
no qual os alunos demonstraram ter pouco conhecimento sobre e muitos questionamentos. Ao decorrer da atividade estimulou-se a criticidade do público, emergindo indagações e relatos de experiências vivenciadas em sala de aula pelos mesmos. O ambiente tranquilo e descontraído permitiu maior adesão para se abordar a temática, facilitando a verbalização e interação da turma, atingindo resultados satisfatórios considerando os objetivos propostos no processo de ensino-aprendizagem. Constatou-se que a cultura de paz é fundamental para saúde mental, foi visto a necessidade através do diagnostico situacional de ser otimizada ações educativas de forma permanente no âmbito escolar acerca do tema.

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Publicado

2025-01-29

Edição

Seção

Artigos