TUTORIA DE ANATOMIA PALPATÓRIA: UMA FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO SEMIOLÓGICO

Autores

  • Wilgner de Souza Botelho
  • Alessandra Augusto Costa
  • Ana Paula Cabreira dos Santos
  • Hanna da Silva Bessa da Costa
  • Maria Eduarda de Souza Bouret
  • Diego de Faria Magalhães Torres

Resumo

A anatomia palpatória é uma disciplina que permite o reconhecimento de cada uma das estruturas anatômicas aprendidas em aulas práticas e teóricas in vivo. Objetivou-se avaliar o impacto da tutoria de anatomia palpatória no aprendizado da semiologia. Trata-se de um estudo observacional através da aplicação de questionário-teste a estudantes de Medicina, de diferentes universidades no estado do Rio de Janeiro. Resultados: Foram analisados 107 voluntários, divididos em dois grupos. No primeiro grupo 55 estudantes vivenciaram a tutoria em anatomia palpatória (GV) e do segundo grupo 52 não vivenciaram (GNV). Na análise dos resultados do GV, a nota média do teste foi 8,67, enquanto que no GNV foi 6,17 (p<0,0001). Mais de 75% dos estudantes consideraram importante a utilização de alguma estratégia de ensino présemiotécnica. A experiência prévia com anatomia palpatória é uma valiosa ferramenta para o aprendizado semiológico de estudantes de Medicina. 

Downloads

Publicado

2025-01-29

Edição

Seção

Artigos