SABERES PEDAGÓGICOS

SUA IMPORTÂNCIA NO OFÍCIO DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rossiene Santos Sarlo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo suscitar uma discussão sobre a importância dos
saberes pedagógicos no ofício dos professores. Da necessidade de compreender o
que tem levado muitos professores a atribuírem o fracasso escolar a condições
sociopsicológicas dos alunos eximindo-se de sua profissionalidade para dar conta da
aprendizagem dos alunos, principalmente os oriundos da camada popular. Nesta
perspectiva, o texto propicia uma reflexão sobre a ciência da educação – a
pedagogia-, assim como das epistemologias que estão subjacentes aos saberes e
fazeres pedagógicos na atuação dos docentes dos anos finais do Ensino
Fundamental e a possibilidade da contribuição da Teoria das Representações
Sociais para o necessário desvelamento. Propõe a discussão/reflexão da
necessidade de se repensar a formação a partir da apropriação do saber da ciência
da educação, do (re) conhecimento dos saberes pedagógicos, do ofício da profissão
docente, pois a formação dos professores em grande medida vem sendo feita dentro
de um modelo fechado, marcado por teorias baseadas em racionalismos,
enciclopedismos, cientificismos. Como reflexão final propõe a discussão dos saberes
e fazeres pedagógicos e das representações sociais que podem estar subjacentes a
esse fazer, à relação teoria/prática nas atuações escolares cotidianas, ao processo
de construção do saber/fazer docente na atividade de professores que de maneira
geral vem sendo negligenciadas em seus cursos de formação.


Palavras-chave: saberes pedagógicos; saberes docente; formação; ofício docente.

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Publicado

26-03-2022