PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA GESTÃO DE MANUTENÇÃO VISANDO À CONFIABILIDADE

Autores

  • Inayara Valéria Defreitas Pedroso Gonzalez
  • Carlos Roberto Camello Lima
  • Joel Alves Batista
  • Anderson Soncini Pelissari

Resumo

Com a finalidade de contribuir para a construção de novos saberes em manutenção
de forma proativa, o artigo propõe, por meio da área de manutenção, a substituição
de velhos modos de agir por novos conhecimentos e procedimentos. Neste trabalho,
é feita uma proposta para verificar como a aprendizagem influencia o fator humano
na construção do conhecimento, a fim de determinar o modo de ação da
manutenção, suas políticas em busca de maior confiabilidade. O artigo caracterizase como uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Por meio da revisão
da literatura acerca da teoria da aprendizagem e da manutenção, foi possível
verificar que os processos de aprendizagem influenciam a política de manutenção,
visto que a manutenção reativa é fortemente determinada pela aprendizagem
operante e que a manutenção proativa é também fortemente influenciada pela
aprendizagem significativa. Conclui-se que o conhecimento em manutenção é
resultante da relação entre a aprendizagem e o aprendiz, num ambiente de
interação com a manutenção, fruto do estágio de desenvolvimento e maturidade da
própria organização. Num ambiente organizacional maduro, o conhecimento em
manutenção transforma os processos de gestão permitindo a disseminação deste
conhecimento na busca da confiabilidade.


Palavras-Chave: aprendizagem; manutenção; confiabilidade; política de
manutenção.

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Publicado

26-03-2022