O CURRÍCULO E O PROEJA

SABERES E PRÁTICAS QUE PERMEIAM O CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO DO IFES, VITÓRIA – ES

Autores

  • Deluzia Daleprane Queiroz Péres

Resumo

O presente trabalho traz à tona a necessidade de se repensar o currículo na
educação profissional na modalidade de EJA, com o intuito de contribuir com
práticas e ações pedagógicas que valorizem o indivíduo em sua totalidade, não
apenas em seu saber fazer, mas em saber que sabe, em saber ser. Objetiva para
isso, investigar a organização do currículo do curso técnico integrado ao ensino
médio de Segurança do Trabalho na modalidade de EJA e sua interferência nos
saberes e práticas do professor. Esclarece ainda, por meio da literatura, a influência
do currículo na prática educativa, bem como a influência direta deste na vida dos
alunos. Desse modo, conclui-se que em um contexto permeado pela necessidade de
adequação do currículo às necessidades dos alunos da educação de jovens e
adultos, esse currículo deve primar pelo trabalho como fator primordial para a
constituição humana, devendo articular os saberes socialmente construídos,
científicos e do cotidiano.


Palavras-Chave: currículo; PROEJA; prática docente; emancipação do trabalhador.

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Publicado

26-03-2022