GESTÃO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA/ES

Autores

  • Elda Alvarenga
  • Norma Souza Borges
  • Luciana Ferreira Giuliatte
  • Selma Martins Ribeiro
  • Thais Antunes Rohr

Resumo

O texto apresenta e analisa dados coletados em escolas públicas e privadas na
cidade de Vila Velha, Espírito Santo. Foi investigado 30% das escolas públicas e
privadas registrados na cidade. A pesquisa foi realizada no período de fevereiro a
novembro de 2011, e os dados foram coletados entre março e julho do mesmo ano.
A coleta de dados foi realizada com questionários semi-estruturados aplicados aos
diretores de escola ou coordenadores das escolas indicadas pelos diretores. Os
dados mostram que a gestão das escolas públicas e privadas ainda é muito
centrado na figura do diretor da escola. Foi observado que mesmo com as muitas
limitações para a gestão democrática, as escolas públicas têm uma gestão mais
participativa e aberta. Observou-se que em ambos os tipos de escola, pública ou
privada, o segmento de alunos é a que menos participa dos processos democráticos
de gestão que indica a necessidade de desenvolver alternativas para envolver a
presença alunos nos processos de poder de decisão nas escolas de educação
básica.


Palavras-chaves: gestão; educação básica; escola pública; escola privada.

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Publicado

26-03-2022