ESTRATÉGIAS DE MARKETING UTILIZADAS NA OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA

ESTUDO DE CASO DA EMPRESA SELECTA EMBALAGENS

Autores

  • Luiza Fassarella Cassaro
  • Anderson Soncini Pelissari
  • Inayara Valéria Defreitas
  • Pedroso Gonzalez

Resumo

Este estudo buscou identificar e levantar as estratégias de marketing presentes em
uma microempresa de embalagens, a Selecta, como ferramenta para a consolidação
de uma vantagem competitiva. A identificação de estratégias de marketing é de
grande importância para as empresas que procuram melhor se posicionar e se
diferenciar de seus concorrentes, gerando mais lucro e, também, satisfação aos
seus clientes. Realizou-se uma pesquisa empírica, descritiva, com abordagens:
qualitativa e quantitativa; por meio de um estudo de caso da Selecta. Para chegar a
uma análise próxima da realidade da empresa, foram realizadas pesquisas em
forma de questionário com os clientes, sendo os resultados emparelhados às
respostas da entrevista com o principal responsável pela Selecta. Por meio do uso
desta metodologia, foi possível concluir que os diferenciais de valorização do cliente
e a qualidade de produto são os principais fatores na aplicação das estratégias de
marketing, pela organização sob estudo; além disso, constatou-se que tais fatores
geram vantagens competitivas e reforçam a necessidade de a empresa mantê-las,
para evoluir estrategicamente e assegurar maior consolidação no mercado.


Palavras-chave: Estratégia de Marketing, Vantagem Competitiva, Embalagens
Plásticas.

Downloads

Publicado

25-03-2022